Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Entidades hospitalares de SC apresentam demandas aos Partidos Políticos para às Eleições 2018

Na oportunidade será apresentada uma pauta com subsídios do setor para a formação de Planos de Governo.

No dia 13 de agosto, na capital, será promovido pelas entidades – Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (AHESC-FEHOESC-FEHOSC), um encontro com representantes de partidos políticos para a apresentação das principais reivindicações do setor da Saúde de Santa Catarina. O intuito é detalhar o funcionamento da rede hospitalar privada e filantrópica aos candidatos que disputam as Eleições 2018, a fim de informar sobre sua importância no atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento será realizado no hotel Slaviero Baía Norte, e contará com as presenças dos presidentes da AHESC, Altamiro Bittencourt, da FEHOESC e CNSaúde, Tércio Kasten, e da FEHOSC, Hilário Dalmann. Irá participar como explanador dos tópicos, o assessor das entidades, Adriano Ribeiro, que apresentará as principais reivindicações aos poderes Executivo, Legislativo Estadual e Federal. Dentre os pontos da pauta destacam-se, a construção de um novo modelo de política de atenção à produção hospitalar no estado, priorizando o custeio dos serviços, com foco na produção, resolutividade e indicadores de desempenho; A estipulação de um prazo para o pagamento do repasse dos recursos do Fundo Nacional de Saúde aos hospitais credenciados, incluindo a gestão plena; a promoção de transparência nas informações sobre o pagamento aos prestadores de serviços, disponibilizando informações nos portais da ordem das pendências financeiras; Fomentar os planos de ações, da Alta Complexidade, que são estratégicos na rede estadual, distribuindo na forma da legislação imposta pelo Ministério da Saúde e evitando sobreposição de serviços na rede de hospitais.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registram quase 5 mil estabelecimentos privados de saúde no Estado de Santa Catarina. A rede de hospitais privados e filantrópicas é responsável por mais de 70% do atendimento SUS e 90% dos estabelecimentos que oferecem atendimento de Alta Complexidade no estado, incluindo atendimentos de urgência AVC, cuidados prolongados, cardiologia, gestação de alto risco, neurologia, psiquiatria, queimados, ortopedia, UTI (adulto / neonatal, pediátrica) oncologia e leitos de internação. Porém, devido à inexistência de uma política atenção hospitalar catarinense atrelado ao alto custo de manter estas atividades, acarreta na rede de hospitais filantrópicos, um elevado grau de endividamento.

O objetivo é apresentar dados aos futuros candidatos no intuito de subsidia-los na elaboração de seu plano de governo atendendo assim a população catarinense e ao mesmo tempo proporcionando à sobrevivência da rede de prestadores de serviços aos SUS.

ENCONTRO ENTIDADES HOSPITALARES COM PARTIDOS POLÍTICOS

Data: 13 de Agosto

Horário: 13:30h

Local: Hotel Slaviero Baía Norte

Florianópolis

 

Posts relacionados

Deputado Gilson Marques é eleito o melhor de Santa Catarina pelo Ranking dos Políticos

Redação

30 anos da Federação dos Hospitais de SC são celebrados pelo parlamento

Redação

Federação dos Hospitais de SC celebra 30 anos superando desafios e fortalecendo o setor

Redação
Sair da versão mobile