Debate será realizado na CCJ do Senado Federal nesta quinta-feira (24)
O senador Esperidião Amin apresentou uma emenda ao projeto de lei complementar (PLP) que dispõe sobre o Novo Código Eleitoral que fala sobre a auditabilidade do voto, ou seja, que a urna eletrônica imprimirá o registro de cada voto, para conferência do eleitor, com subsequente depósito, de forma automática e sem contato manual, em local previamente lacrado.
O PLP será debatido nesta quinta-feira (24) em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal. Serão abordados os seguintes temas: Desincompatibilização, Inelegibilidades e Crimes Eleitorais; e Sistema Eletrônico de Votação.
— Amanhã nós vamos debater na CCJ o projeto de lei do Código Eleitoral. Tem uma emenda de minha autoria que fala sobre a auditabilidade do voto, ou seja, para que o voto seja auditado pelo eleitor. Portanto, a auditabilidade do voto é uma carência para o sistema muito evoluído que nós temos de votação em urna eletrônica, mas que não é perfeito. Amanhã nós podemos nos aproximar desse aperfeiçoamento da nossa urna eletrônica e da nossa democracia e do respeito à cidadania e ao eleitor – destacou Esperidião Amin no seu pronunciamento no Plenário do Senado