Destaques

“Esquerda não admite liberdade de opinião”

Destaque na abertura da quinta Jornada de Inovação de Competitividade da Fiesc, que se encerrou nesta sexta-feira, o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) reuniu uma verdadeira multidão para sua palestra. O auditório principal da federação ficou pequeno, com o público se acomodando no auditório menor nas adjacências. O parlamentar abordou o tema educação, bandeira que defende ao longo da carreira de professor e político, e que é muito caro ao presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.

Candidatura presidencial

Questionado sobre a possibilidade de disputar novamente a presidência (ele foi candidato em 2006 pelo PDT), Buarque recorreu ao bom humor. Disse que se assumisse uma pré-candidatura nem teria sido convidado para a palestra na Fiesc. Falou em tom de brincadeira, mas deixou claro que não quer misturar seu apostolado pela educação com a questão eleitoral.

Histórico

Aliás, Cristovam Buarque foi o primeiro ministro da Educação de Lula da Silva. Assumiu em janeiro de 2003 e foi demitido por telefone em 2004 quando o ex-metalúrgico estava no exterior. Lula da Silva não assimilou a independência e a desenvoltura do professor.

Fortalecer a base

O senador pedetista defende seus posicionamentos com extrema clareza. Para ele, é fundamental dar atenção à educação básica e não priorizar o setor universitário, como fizeram Lula da Silva e Dilma Rousseff. Professor, salienta, tem que ser carreira de Estado. E a democracia, alerta o parlamentar, é indispensável, mas não pode vir acompanhada de hegemonia partidária. A hegemonia, segundo ele, acaba transparecendo aos ocupantes do poder que ele podem tudo. E não podem.

Esquerda autoritária

Cristovam Buarque voltou a falar sobre sua decepção com a esquerda envelhecida. Aos militantes esquerdistas, declarou, falta admitir a liberdade de opinião, o direito privado, o direito à propriedade. Até mesmo a aritmética a esquerda tupiniquim ignorou olimpicamente, desaguando nas pedaladas e no afastamento da ex-mãe do PAC. Mesmo com o cenário extremamente adverso, o pedetista mostrou-se otimista e confiante na recuperação do Brasil. Tudo passa pela educação, na visão dele e com a qual o blog concorda.

Opinião do blog

Cristovam Buarque é dono de excelente perfil. Sem sombra de dúvidas, uma das figuras mais lúcidas do Brasil atualmente. Dentre os 594 congressistas (513 deputados e 81 senadores), ele é seguramente um dos cinco mais preparados.

Foto>divulgação

 

Posts relacionados

Minoria cobra explicações: Governo Lula usa estatais como fábrica de supersalários para aliados políticos

Redação

FIESC abre inscrições para evento sobre inclusão de pessoas com deficiência

Redação

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres deve iniciar em julho

Redação
Sair da versão mobile