Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FACISC recebe Seminário Bilateral de Negócios entre Santa Catarina e Malásia

Evento gratuito apresentará oportunidades de negócios em setores estratégicos a empresários, autoridades e representantes da Embaixada da Malásia

O setor produtivo catarinense e o mercado asiático terão uma oportunidade estratégica de aproximação no dia 22 de outubro. A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC) receberá o Seminário Bilateral de Negócios: Santa Catarina & Malásia, iniciativa que integra a Visita de Promoção Comercial e Insight de Mercado – Programa de Empoderamento 2025. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas.

O encontro é promovido em parceria com a Embaixada da Malásia no Brasil e com a Secretaria Executiva de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de SC (SAI), e tem como objetivo fortalecer as relações institucionais e empresariais entre os dois países. Serão apresentadas oportunidades de negócios e parcerias nos setores de eletroeletrônicos, tecnologia e inovação, petróleo e gás, energia, saúde, alimentos e bebidas, além de temas relacionados a acesso a mercados e cadeias globais de suprimentos.

“Na Facisc, acreditamos que fortalecer relações internacionais deve ser uma agenda permanente do setor produtivo. Diversificar é garantir resiliência e afirmar que SC pode ser protagonista em um mundo cada vez mais interconectado e competitivo. E a aproximação entre Santa Catarina e a Malásia representa um passo importante”, avalia o presidente da FACISC, Elson Otto.

O evento faz parte de uma programação mais ampla de três dias, que inclui visitas de cortesia e reuniões com autoridades locais, como o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e representantes da Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) e da Invest SC. O objetivo é discutir políticas de investimento, incentivos fiscais e potenciais parcerias público-privadas (PPP) entre Santa Catarina e a Malásia.

“Esta aproximação é mais uma porta que Santa Catarina abre para sua entrada na ASEAN, o bloco que reúne Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã, Filipinas e outros países que somam mais de 600 milhões de consumidores. O governador Jorginho Mello orientou as diretrizes da nossa política internacional para a cooperação e a promoção das nossas vocações produtivas no cenário global. Estamos preparando o estado para este movimento, com a participação ativa e direta de entidades do setor produtivo”, destaca o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen.

A Malásia é uma das economias mais dinâmicas do Sudeste Asiático, com destaque nos setores de tecnologia, energia, eletrônicos, óleo e gás e produtos Halal.

A programação principal na FACISC contará com a presença do Cônsul de Comércio do Escritório da Embaixada da Malásia em São Paulo, Amirul Azman Ahmad, que conduzirá a apresentação oficial em inglês (haverá tradução simultânea). O diplomata é responsável por promover o comércio exterior malaio no Brasil, Guiana Francesa, Guiana e Suriname, e traz uma ampla experiência em programas de internacionalização e promoção de exportações na Ásia e América Latina.

Após o seminário, estão previstas reuniões individuais (one-on-one meetings) e visitas técnicas a empresas catarinenses interessadas em estabelecer parcerias comerciais e tecnológicas com o país asiático.

Parcerias e Instituições Envolvidas – O Seminário Bilateral de Negócios conta com o apoio das principais entidades empresariais e de fomento à economia de Santa Catarina, entre elas: FACISC, ACATS, FIESC, ACIF, ADAC e Fecomércio-SC.

Serviço:
O quê: Seminário Bilateral de Negócios: Santa Catarina & Malásia
Quando: 22 de outubro (quarta-feira), das 9h ao meio-dia
Onde: Auditório da FACISC – Rua Visconde de Cairu, 391, 3º andar, Estreito, Florianópolis
Inscrições gratuitas: https://tinyurl.com/seminariobilateral

Programação do Seminário
9h – Recepção dos convidados
9h30 – Abertura e panorama estratégico das relações Brasil–Malásia
10h – Apresentação da Embaixada da Malásia
11h – Debate, perguntas e respostas
11h45- Considerações finais

Posts relacionados

Daniela Reinehr garante avanço na modernização de contratos de trabalho rural por ciclo de atividade

Redação

Em reunião da Facisc, Jorginho Mello reforça parceria com setor produtivo para manter o crescimento econômico de SC acima da média nacional

Redação

Tarifaço dos EUA impacta economia do Sul do Estado

Redação
Sair da versão mobile