Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FAESC debate pautas estratégicas do agronegócio na região Sul

As demandas estratégicas e as oportunidades do agronegócio do Sul catarinense foram destaques na reunião regional e Assembleia Geral Ordinária com os Sindicatos Rurais, realizada nesta segunda-feira (06), em Criciúma. O encontro, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), reuniu mais de 100 pessoas, entre diretoria, colaboradores e associados das 17 entidades sindicais da região.

As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo e contaram com a participação do vice-presidente regional da Faesc, Edemar Della Giustina e do presidente do Sindicato Rural de Nova Veneza (anfitrião do evento), Adilcio Pedro Pazetto. Também estiveram presentes o vice-presidente executivo da Faesc, Clemerson Argenton Pedrozo; o vice-presidente de secretaria, Enori Barbieri; o vice-presidente de finanças, Antônio Marcos Pagani de Souza, o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi e a supervisora regional do Senar/SC, Sueli Silveira Rosa.

Pedrozo iniciou sua explanação destacando a satisfação em ver a casa cheia e tão bem representada com todos os presidentes dos Sindicatos da região Sul. Apresentou a pauta do evento, ressaltou a importância da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e enfatizou que é fundamental potencializar os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS) – iniciativas que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento dos negócios do campo.

Outro tema relevante foi o Programa Saúde no Campo, que será ampliado para todo o Estado a partir de 2026. Implementada neste ano no Meio Oeste, a iniciativa busca oferecer atenção integral à saúde dos produtores atendidos pela ATeG. “Tivemos êxito com essa iniciativa, o que comprovou a viabilidade da proposta em todo o Estado, unindo cuidado, prevenção e informação em benefício das famílias rurais. Antes de chegar a Santa Catarina, o projeto já havia obtido sucesso na Bahia, Tocantins e Mato Grosso”, frisou Pedrozo.

Também estiveram em pauta a parceria com a Cidasc e o fomento ao número de associados. Os presidentes dos Sindicatos da região apresentaram os avanços, as oportunidades de melhoria e os encaminhamentos a serem tomados para fortalecer a atuação das entidades. Foram feitas observações sobre a cadeia produtiva do arroz, banana e leite, além de questões relacionadas às crises, preços e intempéries climáticas.

De acordo com o presidente Pedrozo, o evento atingiu plenamente seu objetivo de aproximar a Federação das lideranças locais, ouvir reivindicações, avaliar as ações realizadas ao longo do ano, acompanhar a realidade do setor em suas bases e transmitir informações atualizadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Senar Nacional. “Mais uma vez, reforçamos nosso compromisso de seguir trabalhando para fortalecer o setor produtivo, estimular a inovação, ampliar oportunidades e construir um ambiente cada vez mais sustentável e competitivo”, concluiu Pedrozo.

Estão previstas ainda mais duas reuniões regionais, contemplando o Meio Oeste e a Serra catarinense.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Posts relacionados

Sistema FAESC/SENAR planeja ações do setor produtivo com os Sindicatos Rurais catarinenses

Redação

MPSC abre diálogo com lideranças do agronegócio para fortalecer ações conjuntas em SC

Redação

FAESC apoia medidas do Governo que modernizam o campo e elevam a sanidade da suinocultura em SC

Redação
Sair da versão mobile