Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FAESC é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) é parceira da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30, iniciativa da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que visa inserir o parlamento catarinense nos debates da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá em novembro, em Belém (PA). O objetivo é destacar o modelo catarinense que alia produção agropecuária com preservação ambiental, e reforçar a participação ativa de Santa Catarina nos diálogos globais sobre sustentabilidade.

A confirmação da parceria ocorreu nesta semana, durante reunião do presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, com o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Mauro De Nadal. 

Para Pedrozo, a participação do setor produtivo nessa iniciativa é fundamental. “Queremos reforçar o compromisso do agronegócio catarinense com o desenvolvimento sustentável e com ações de preservação ambiental e de sustentabilidade no cenário internacional. Santa Catarina é um estado diferenciado que defende um modelo de desenvolvimento rural sustentável, pautado pela responsabilidade ambiental e compromisso com as futuras gerações, tanto que foi pioneiro, em 2009, ao criar o Código Ambiental estadual”.

Essa lei, de acordo com o dirigente, demandou muito tempo de discussão, mas consistiu em um grande avanço para a proteção e o uso racional dos recursos naturais. “O corajoso exemplo de Santa Catarina que aprovou e instituiu o código ambiental adequado à realidade de seus recursos naturais, influenciou, na época, o Governo e o Congresso Nacional e deu origem ao atual Código Florestal Brasileiro. “Não temos dúvidas de que a Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30 será outra iniciativa que trará grandes avanços e ampliará a participação de Santa Catarina nos diálogos sobre sustentabilidade no país e no mundo”.

A Faesc terá como representante na Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30, o vice-presidente Clemerson Argenton Pedrozo que é membro titular da Comissão do Meio Ambiente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e também do Conselho Estadual do Meio Ambiente do Estado de SC (Consema).

Mauro De Nadal enfatizou a importância dessa articulação. Segundo ele, os primeiros passos para aproximar a Alesc do evento aconteceram em janeiro deste ano, quando, ainda como presidente do Legislativo estadual, esteve em Belém (PA) em reunião com a governadora em exercício, Hana Ghassan (MDB), coordenadora da COP30 no estado anfitrião, e com o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB).

“Na oportunidade, já colocamos a possibilidade de Santa Catarina participar deste momento de discussão que é a COP. A gente sabe que este evento abrigará uma discussão mundial, que todos os olhos estarão voltados ao meio ambiente, e precisamos nos envolver nesse processo, porque Santa Catarina é um estado diferenciado em relação às demais unidades da Federação”, ressaltou o deputado.

Entre os principais objetivos da Frente Parlamentar está a apresentação do modelo catarinense de produção sustentável, que busca o equilíbrio entre o desenvolvimento do agronegócio e a preservação dos recursos naturais. Mesmo com cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) originado do setor agropecuário, Santa Catarina mantém 38% do seu território coberto por florestas nativas e reflorestadas.

COP30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), ou COP30, como também é conhecida, é um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. A conferência, que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA), é considerada um dos maiores encontros sobre o tema no mundo.

*Com informações da Assessoria do Deputado Mauro de Nadal

 

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

 

Foto> O Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, com o coordenador da Frente Parlamentar, o deputado estadual Mauro De Nadal. (Foto Silvania Cuochinski/MB)

 

Posts relacionados

Alesc homenageia os 50 anos da Fecoagro em sessão proposta pelo deputado Antídio Lunelli

Redação

Com auditório lotado, Fabio Botelho se filia ao Podemos em evento na Alesc

Redação

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação
Sair da versão mobile