Blog do Prisco
Manchete

Faesc encerra o ano com Seminário de Líderes Rurais e Assembleia Geral

Temas da atualidade do agronegócio catarinense e brasileiro estiveram em pauta no Seminário Estadual de Líderes Rurais que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC) promoveram na última sexta-feira no Favorita Golden & Eventos, em São José, na Grande Florianópolis.

O Seminário reuniu uma centena de dirigentes dos Sindicatos Rurais do Estado. A programação foi coordenada pelo presidente do Sistema FAESC/SENAR-SCJosé Zeferino Pedrozo (em pé na foto de capa).

Líderes rurais de SC lotaram o evento – fotos – divulgação

A comunicadora Camila Telles palestrou sobre o tema “Agro: o que muitos vivem e poucos conhecem”. A gaúcha Camila é filha e neta de produtores rurais. Graduada em Relações Públicas e ex-assessora de comunicação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), tornou-se uma das maiores influenciadoras digitais do agro, com quase 300 mil seguidores nas redes sociais. Manifestou preocupação com a visão distorcida que alguns setores da sociedade – especialmente os jovens – têm do agronegócio. Muitos jovens acreditam que o agro mata, envenena e destrói. É preciso mostrar que o agro, na verdade, preserva, salva e protege porque é de sua essência ser sustentável para ser perene.

Após a conclusão do Seminário Estadual de Líderes Rurais foi iniciada a Assembleia Geral Ordinária, cuja pauta principal estava orientada para a análise e a aprovação da previsão orçamentária para o exercício de 2023.

Na sequência, o administrador Luiz Alberto Ferla, da empresa DOT, apresentou os novos portais do Sistema FAESC/SENAR e da metodologia EAD (educação à distância) e suas respectivas funcionalidades, que estão a disposição do público.

O presidente Pedrozo relatou o programa AgroBrazil cuja missão em Santa Catarina foi transferida de dezembro de 2022 para março de 2023 em consequências da chuvas e dos riscos geológicos que surgiram. Também comentou sobre a eleição para presidência do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, cargo que assume em janeiro em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Desde o surgimento do Sebrae será a primeira vez que um dirigente do sul do Brasil ocupará tal posição.

Pedrozo também analisou o resultado das eleições em Santa Catarina, destacando otimismo com a futura administração do governador Jorginho Mello e também do futuro Secretário da Agricultura, ex-deputado federal Waldir Colatto. 

A etapa final da Assembleia consistiu da assinatura do termo de cooperação técnica e financeira entre o SENAR/SC e o Sindicatos, bem como da entrega de um computador da marca DELL para cada Sindicato Rural filiado à FAESC.

            NOVOS DIRIGENTES

Os novos dirigentes que assumiram, neste ano, cargos nos de Sindicatos Rurais foram apresentados durante a Assembleia Geral da FAESC: Jorge Adriano, secretário de Agrolândia; Paulo Dambrós, presidente de Capinzal; Luiz Carlos Travi, presidente de Chapecó; João Antonio Rivaroli, presidente de Curitibanos; Marlene Morilhas Daneluz, presidente de Galvão; Luiz da Cunha, conselheiro fiscal de Ilhota; Luiz Arnold Netto, presidente de Imbuia; Dalmo Macedo Sfair, vice-presidente de Ireneópolis; Marcelo Spautz, presidente de Lebon Régis; Willian Bunn Inácio, presidente de Rancho Queimado; Thiago Balem, presidente de Santa Cecília; e Wagner Roberto Faraco, presidente de Taió.

 

 

Posts relacionados

Santa Catarina e Rio Grande do Sul consolidam parcerias na Expointer 2025

Redação

FAESC celebra aprovação de projeto que prorroga prazo para regularização de imóveis em faixas de fronteira

Redação

FAESC participa de audiência pública da Câmara dos Deputados que defende agilidade no controle de javalis

Redação
Sair da versão mobile