Blog do Prisco
Manchete

Fampesc alerta para risco de alteração nas regras de demissão por decisão do STF

A Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) manifestou preocupação com a maioria formada no Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da inconstitucionalidade do decreto do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que descartou a vigência da Convenção n° 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil.

A ação foi movida pela Central Única dos Trabalhadores e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, em 1997, e retira do empresário a decisão de encerrar as relações de trabalho sem uma causa justificada.

Rosi Dedekind, presidente da Fampesc

“Ao passar para o empregador o ônus da comprovação do justo motivo para uma demissão, a decisão é particularmente grave para o caso dos pequenos negócios, por desestimular novas contratações, acarretar no aumento da informalidade, sem contar no grande número de ações trabalhistas que podem ocorrer, deixando insustentável a situação já difícil das micro e pequenas empresas”, advertiu Rosi Dedekind, presidente da Fampesc.

Para alguns especialistas, a retomada da Convenção da OIT ainda precisaria passar por uma nova regulamentação legislativa. “Esperamos que, se o caminho for este, o Congresso corrija as distorções”, afirmou Rosi Dedekind.

 

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação
Sair da versão mobile