Notícias - Lateral

Federação dos Hospitais de SC celebra 30 anos superando desafios e fortalecendo o setor

A Assembleia Legislativa fará uma Sessão Solene para homenagear a entidade, no dia 14 de agosto

A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC) celebra os 30 anos de fundação, no dia 11 de Agosto. A entidade foi criada em 1995 com o objetivo de facilitar as relações trabalhistas entre empregadores e empregados do setor da saúde. Após três décadas, a FEHOESC se destaca como uma das maiores forças institucionais do setor, representando 176 hospitais privados e filantrópicos presentes em 137 municípios e mais de 5 mil estabelecimentos de serviços de saúde, incluindo clínicas e laboratórios. Os números expressivos demonstram a importância da rede, que é responsável por mais de 70% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Ao longo de sua história, a Federação dos Hospitais de SC assumiu vários desafios, como o enfrentamento da pandemia de Covid-19, o subfinanciamento do setor, além da deficitária Tabela do SUS. Também colheu importantes conquistas, como resultado do trabalho em parceria com o governo do estado, através de políticas sustentáveis como o programa de Valorização dos Hospitais e a criação da Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos. Segundo um levantamento realizado pela secretaria de Estado da Saúde, do total de 1 milhão de cirurgias eletivas realizadas nos últimos dois anos e meio, a rede privada e filantrópica realizou 700 mil cirurgias.

A FEHOESC ao longo de sua história foi liderada por três presidentes: Tércio Kasten, Bráulio Barbosa e, atualmente, Giovani Nascimento, que neste mês iniciará seu terceiro mandato consecutivo à frente da entidade. “Essas três décadas são resultado de uma construção coletiva, baseada no associativismo de resultados e na articulação institucional para superar dificuldades históricas”, destaca Nascimento.

A Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da FEHOESC, será realizada no dia 14 de agosto às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposição é do deputado estadual, e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, José Milton Scheffer. Serão homenageados, ex-presidentes, autoridades, funcionários e colaboradores que ajudaram a construir a história da entidade. “Nos sentimos honrados pela deferência do parlamento, ao qual sempre fomos parceiros, no compromisso conjunto de melhor atender aos catarinenses”, destaca Giovani Nascimento.

Posts relacionados

João Cobalchini prestigia comemoração dos 59 anos do MDB de Palhoça e reforça integração regional do partido

Redação

Especialistas internacionais se reúnem em Florianópolis para discutir o futuro da saúde pública e privada no Brasil e no mundo

Redação

Entidades hospitalares viabilizam primeira operação de crédito com teto de até R$ 15 milhões em SC

Redação
Sair da versão mobile