A Assembleia Legislativa fará uma Sessão Solene para homenagear a entidade, no dia 14 de agosto
A Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Santa Catarina (FEHOESC) celebra os 30 anos de fundação, no dia 11 de Agosto. A entidade foi criada em 1995 com o objetivo de facilitar as relações trabalhistas entre empregadores e empregados do setor da saúde. Após três décadas, a FEHOESC se destaca como uma das maiores forças institucionais do setor, representando 176 hospitais privados e filantrópicos presentes em 137 municípios e mais de 5 mil estabelecimentos de serviços de saúde, incluindo clínicas e laboratórios. Os números expressivos demonstram a importância da rede, que é responsável por mais de 70% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.
Ao longo de sua história, a Federação dos Hospitais de SC assumiu vários desafios, como o enfrentamento da pandemia de Covid-19, o subfinanciamento do setor, além da deficitária Tabela do SUS. Também colheu importantes conquistas, como resultado do trabalho em parceria com o governo do estado, através de políticas sustentáveis como o programa de Valorização dos Hospitais e a criação da Tabela Catarinense de Procedimentos Cirúrgicos. Segundo um levantamento realizado pela secretaria de Estado da Saúde, do total de 1 milhão de cirurgias eletivas realizadas nos últimos dois anos e meio, a rede privada e filantrópica realizou 700 mil cirurgias.
A FEHOESC ao longo de sua história foi liderada por três presidentes: Tércio Kasten, Bráulio Barbosa e, atualmente, Giovani Nascimento, que neste mês iniciará seu terceiro mandato consecutivo à frente da entidade. “Essas três décadas são resultado de uma construção coletiva, baseada no associativismo de resultados e na articulação institucional para superar dificuldades históricas”, destaca Nascimento.
A Sessão Solene em homenagem aos 30 anos da FEHOESC, será realizada no dia 14 de agosto às 19h, no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposição é do deputado estadual, e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Catarinense, José Milton Scheffer. Serão homenageados, ex-presidentes, autoridades, funcionários e colaboradores que ajudaram a construir a história da entidade. “Nos sentimos honrados pela deferência do parlamento, ao qual sempre fomos parceiros, no compromisso conjunto de melhor atender aos catarinenses”, destaca Giovani Nascimento.