Blog do Prisco
Notícias - Lateral

FIESC E O ENCONTRO BRASIL – ALEMANHA

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) apresentou, em Joinville, a programação do Encontro Econômico Brasil – Alemanha, que será realizado em setembro no município. Na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que em tempos de crise, especialmente para as pequenas empresas, o evento constitui oportunidade para conhecer outras realidades e empresários, buscando parcerias e iniciando novos negócios.

Côrte lembrou que na semana passada a FIESC recebeu em Florianópolis o ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Armando Monteiro Neto, que salientou o apoio que as exportações terão do governo. E acrescentou que o Brasil pode se inspirar no modelo alemão de inserção internacional, onde as pequenas e médias empresas possuem participação relevante nos embarques.

A estimativa da organização do evento é que venham da Alemanha cerca de 150 empresários, inclusive da região da Turíngia, que será anunciada como sede da edição 2016 do Encontro. “Se atingirmos essa participação, será o recorde de alemães na história do evento no Brasil”, adiantou Côrte. Ele também destacou que já há 38 empresas e entidades alemãs interessadas em participar da programação do Business Host, iniciativa por meio do qual os organizadores esperam prolongar a permanência dos empresários alemães em Santa Catarina e intensificar o contato deles com seus pares brasileiros.

O Encontro Econômico Brasil-Alemanha será realizado de 20 a 22 de setembro, na Expoville. No primeiro dia de debates, um painel avaliará políticas econômicas e comerciais. A FIESC também lançará o livro Qualidade Inovação: O valor do novo. À tarde, a programação inclui fóruns sobre inovação para o futuro, bioeconomia e biotecnologia, a digitalização da economia e os desafios enfrentados pelas cidades.

Na terça-feira, dia 22 de setembro, ocorre o encontro de negócios multissetorial, promovido pela APEX em parceria com a CNI. Para estes encontros, a inscrição deve ser feita via iternet (https://www.b2match.eu/brazil-germany-2015) até o dia 31 de agosto. Ao longo da manhã, a programação inclui fóruns de discussão sobre mobilidade e conectividade, energia e infraestrutura e saúde. Um workshop abordará as consequências da norma regulamentadora 12. À tarde, grupos de empresários realizarão visitas técnicas a locais como o Porto de
Itapoá, a Siemens, no Perini Business Park, a fábrica da BMW e o Instituto SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura.

O EEBA, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a CNI delegou à FIESC a organização, preparação, infraestrutura e as iniciativas para atrair visitantes alemães.

Ao promover debates sobre questões de interesse recíproco, o EEBA é considerado o evento mais importante da agenda bilateral. O encontro reunirá autoridades governamentais e lideranças empresariais de ambos os países. Santa Catarina sediou os encontros em 1994 (Florianópolis) e em 2007 (Blumenau).

Comércio: Em 2014, as exportações catarinenses à Alemanha totalizaram US$ 282 milhões. Os principais produtos embarcados foram carne de frango e motor elétrico. No período, as importações do Estado vindas do país europeu somaram US$ 1,02 bilhão. Os principais itens comprados foram automóveis, aparelhos de ressonância magnética e fármacos.
Confira a programação:

Segunda-feira – 21 de setembro

8h – Credenciamento e Café de Boas-vindas

9h – Sessão de Abertura do Encontro Econômico Brasil-Alemanha 2015

“Cooperação para Superar Desafios”

10h30 – Painel – Políticas Econômica e Comercial

12h30 – Almoço

14h – Lançamento do livro FIESC/Steinbeis “Qualidade Inovação: O valor do novo“ sobre qualidade no processo de inovação

14h45 – Fórum I: Inovação para o futuro

Fórum II: Bioeconomia e Biotecnologia

16h15 – Coffee break

16h45 – Fórum III: A digitalização da Economia

Fórum IV: Desafios enfrentados pelas cidades

18h30 – Coquetel Receptivo com apresentação do Ballet Bolshoi

Terça-feira – 22 de setembro

8h30 às 13h30: Encontros de Negócios

Multissetorial – Alimentos e bebidas, energia, software, metal-mecânico (Apex-Brasil / CNI)

9h – Abertura e reunião plenária

9h30 às 10h45 – Fórum V: Mobilidade e Conectividade

9h30 às 11h – Fórum VI: Saúde

11h às 12h45 – Fórum VII: Energia e Infraestrutura

11h15 às 12h45 – Workshop “Segurança no Trabalho – Consequências da Norma Regulamentadora Nº 12”

12h45 – Sessão de Encerramento e Divulgação do EEBA 2016 no Estado de Thuringia, Alemanha

13h15 – Almoço

14h30 – Saída para visita às empresas (Duração: 1h30)

Visitas simultâneas a 04 empresas e entidades

. Porto de Itapoá

. Siemens / Perini Business Park

. BMW

. Instituto SENAI de Inovação e Sistemas de Manufatura

Foto: Fiesc, divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile