Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Fiscalização do governo e defesa dos servidores públicos deram a linha das ações do deputado Fabiano em 2024

Em 2024, as atividades do deputado Fabiano da Luz (PT) foram direcionadas especialmente para a fiscalização das ações do governo do Estado. Acompanhamento de contratos milionários duvidosos, cobranças de investimentos em obras rodoviárias e a correta aplicação dos recursos do orçamento nas mais diversas áreas.

O deputado Fabiano também se destacou na defesa do governo Lula, seus programas, projetos e obras federais. “Só o governo Lula para fazer as obras federais avançarem. Bem diferente do governo passado, quando Santa Catarina não recebia ministros, nem dinheiro, apenas motociatas, passeios de jet skis e festanças. Agora o Brasil voltou a dar certo e o Estado a receber dinheiro do governo”, comparou.

Fabiano fez críticas contundentes ao governador Jorginho Mello por se esquivar dos encontros com o presidente Lula e dos ministros que somaram mais de 30 visitas ao estado. “Infelizmente SC ficou atrás no debate nacional, parada no tempo, fugindo da responsabilidade e não indo debater aquilo que o estado precisa.”

O mandato realizou ainda duas audiências, sobre a reestruturação e o fortalecimento das empresas públicas agrícolas em Santa Catarina e outra com o tema: As condições de trabalho dos servidores da segurança pública.

Serviço Público

Dados do Atlas do Serviço Público de SC mostraram que o Estado é o único do Sul do país onde o número de trabalhadores do serviço público cresceu bem menos do que a população entre 2012 e 2022. Enquanto a população aumentou 19,6%, o número de servidores cresceu apenas 9,6%.

O documento apontou também que a despesa com servidores catarinenses vem caindo desde 2017, quando chegou ao mais alto patamar de 49,97%, representando quase metade da receita corrente líquida do Estado. Hoje o percentual é de 39,97%.

Produção Legislativa

Em destaque na produção legislativa do deputado Fabiano da Luz, está o projeto que estabelece a Política Estadual para compras governamentais da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais e da Economia Popular e Solidária – Compra Coletiva (PL 160/2024). A proposta prevê que o governo do Estado, nas suas compras governamentais de alimentos, adquira pelo menos 30% de pequenos agricultores.

Também o Projeto de Lei Complementar 13/2024, que mexe na organização do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado com o objetivo de revogar a exigência da idade mínima para a aposentadoria dos policiais civis, peritos, oficiais, técnicos e auxiliares periciais, policiais penais e agentes de segurança socioeducativos.

Ainda neste ano, o deputado Fabiano apresentou o PL 159/24 que declara o ex- presidente da República, Jair Bolsonaro, persona non grata no âmbito do Estado de Santa Catarina.

Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Posts relacionados

Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale

Redação

João Rodrigues reafirma pré-candidatura ao Governo do Estado e já definiu saída da Prefeitura

Redação

Transferência do Hospital Regional Ruth Cardoso para o Governo do Estado é oficializada em BC

Redação
Sair da versão mobile