Blog do Prisco
Destaques

Florianópolis atinge a marca histórica de 100% dos contratos de obras e serviços de engenharia no sistema CIGA-Obras

Iniciativa garante mais transparência, fortalece a gestão pública e amplia o controle social

A Prefeitura de Florianópolis, através da Controladoria-Geral do Município, alcançou, nesta quinta-feira, 18, um marco inédito: 100% dos contratos de obras e serviços de engenharia estão disponíveis no sistema CIGA-Obras, plataforma digital implantada em 2025 para modernizar a gestão municipal.

O sistema permite o acompanhamento completo das obras públicas, desde a licitação até a entrega, oferecendo mais agilidade, eficiência e transparência. Com a consolidação da ferramenta, já é possível observar uma expressiva redução nos riscos de irregularidades, uma vez que todas as informações ficam organizadas e acessíveis ao cidadão.

Outra inovação é a obrigatoriedade de inclusão de QR Codes nas placas informativas das obras. Ao escaneá-los, qualquer pessoa será direcionada automaticamente para o Portal da Transparência do Município, onde poderá acessar todos os dados da obra em questão. A medida integra o programa “Olho na Obra”, que reforça o controle social e a participação ativa da população na fiscalização.

“O CIGA-Obras se tornou imprescindível na gestão de Florianópolis, porque concentra em um único sistema todas as informações das obras, desde a licitação até a entrega. Colocar 100% dos contratos na plataforma é um avanço significativo para a transparência e para a boa gestão dos recursos públicos”, destaca o Controlador-Geral do Município, Carlos Alberto de Araújo.

Além de centralizar as informações, o sistema também possibilita o acompanhamento de licitações, contratos, termos aditivos e do andamento físico-financeiro das obras em tempo real. Para assegurar o uso pleno da plataforma, a Prefeitura tem investido em capacitações contínuas de seus servidores.

“As capacitações são fundamentais para que os servidores dominem o sistema. Esse conhecimento garante uma gestão mais eficiente, que reduz falhas e facilita o acompanhamento pela própria população. Fora da Prefeitura, é uma mudança que fortalece o controle social, empodera o cidadão e garante que a gestão das obras públicas seja acompanhada de perto por todos”, complementa o Chefe de Departamento de Auditoria na Área de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano, Eduardo Pereira.

Posts relacionados

Comitiva alemã cumpre agenda oficial em Florianópolis e encerra em Brusque

Redação

Terminais de Florianópolis ganham novo ponto de autoatendimento para recarga do cartão transporte via PIX

Redação

Florianópolis se mantém no topo do ranking das capitais mais seguras do país

Redação
Sair da versão mobile