Blog do Prisco
Destaques

Florianópolis inaugura Banco de Alimentos Municipal na segunda-feira(29)

A nova estrutura será responsável por captar, selecionar e redistribuir doações de produtores rurais e demais parceiros

Na próxima segunda-feira(29), Dia Internacional de Conscientização sobre o Desperdício e Perdas de Alimentos, às 9h, a Prefeitura de Florianópolis inaugura o Banco de Alimentos Municipal, na Passarela Nego Quirido. O Banco de Alimentos é um equipamento público estratégico para a segurança alimentar e nutricional, atuando na captação, seleção e redistribuição de alimentos de doações de produtores rurais, centrais de abastecimento, indústrias, supermercados e outros parceiros. Esses alimentos, ainda próprios para consumo, muitas vezes seriam descartados por questões estéticas, excesso de produção ou proximidade da data de validade.

Ao recuperar e dar destino adequado a esses alimentos, o Banco transforma um problema ambiental e econômico em solução social, beneficiando diretamente instituições socioassistenciais, escolas, creches, cozinhas comunitárias e famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa também fortalece diferentes políticas públicas nacionais, como a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, a Política de Redução de Perdas e Desperdícios e a Política de Agricultura Urbana e Periurbana. Além disso, integra áreas como assistência social, saúde, educação, agricultura e meio ambiente, promovendo hábitos alimentares saudáveis, incentivando práticas sustentáveis e apoiando a agricultura familiar.

“O Banco de Alimentos Municipal chega para reduzir desperdícios e valorizar o trabalho dos agricultores, consolidando-se como um espaço de inovação social e solidariedade. É um passo fundamental para construirmos uma cidade mais justa e sustentável”, destaca Viviani Gomes Vieira Malafaia, presidente da CAISAN.

Posts relacionados

Entrega de empreendimento da WKoerich reforça desenvolvimento do mercado imobiliário catarinense

Redação

Florianópolis começa novo modelo para ampliar internações involuntárias

Redação

Florianópolis atinge a marca histórica de 100% dos contratos de obras e serviços de engenharia no sistema CIGA-Obras

Redação
Sair da versão mobile