Notícias - Lateral

Fórum Santa Catarina reúne mais de 300 pessoas

O Conselho Regional de Administração em parceria com SBT SC e a Fundação Carlos Joffre realizaram na noite desta segunda-feira, 10, a primeira edição do Fórum Santa Catarina 2015. O evento foi realizado no Hotel Sandri, em Itajaí e teve entrada gratuita. Estiveram no presentes no auditório, o presidente do CRA-SC, Evandro Fortunato Linhares, o presidente da Alesc, Gelson Merísio, o presidente do SBT SC,  Carlos Amaral, o deputado federal  Esperidião Amin, o secretário de Administração de Itajaí, Onézio Gonçalves, além de
professores, coordenadores, tecnólogos, alunos, conselheiros e delegados do CRA.

cra sbt Merísio e AminO primeiro Fórum foi uma oportunidade para profissionais debaterem os desafios encontrados nas áreas de inovação e desenvolvimento, especialmente na aplicação dos conhecimentos, que são indispensáveis para o crescimento econômico e social do país.

O evento foi aberto pelo presidente do CRA-SC, Evandro Linhares exaltando a necessidade de gestores qualificados na esfera pública e ressaltando a importância do administrador regulamentado neste processo, “temos de colocar o administrador no seu devido lugar, gestão é para administrador.” O presidente aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem do Fórum Estadual no CentroSul no dia 9 de setembro, celebrando os 50 anos da profissão de Administrador no Brasil. Antes da primeira palestra da noite, o presidente da Alesc também fez uso da palavra. Gelson Merísio destacou a boa Gestão Pública aplicada em Santa Catarina, na contramão da política
nacional, “enquanto o país apresenta retração de 2% no PIB, em nosso Estado temos quase 2% de crescimento no mesmo período”. Merísio avaliou a importância do evento promovido pelo CRA-SC para qualificar ainda mais nossos profissionais, seja em áreas públicas ou privadas.

O professor Adm. Ivan Luiz Ecco abriu os debates com o tópico capacitação profissional. O professor ampliou a necessidade de capacitar os jovens para o mercado de trabalho, “é fundamental ter trabalhadores capacitados, assim iremos elevar a produtividade e reduzir custos”. Em seguida foi a vez de Esperidião Amin subir ao palco para comentar a Reforma Política. O deputado iniciou a palestra profetizando, “uma Reforma Política frustrante está sendo aprovada na Câmara dos Deputados”. Para Amin o primeiro ponto a se debater é o uso do dinheiro público, “o governo não gera riqueza, ele arrecada. Por isso deve ser bem aplicada.” Durante toda fala, o deputado criticou de forma enfática a atual reforma e encerrou firmando um compromisso, “nos próximos anos de mandato irei elaborar diretrizes para um Plano Nacional de Eficiência na Administração Pública, pois é imprescindível fiscalizar quem trabalha com dinheiro da população.” O diretor institucional do CRA-SC, Adm. Adriano Ribeiro, complementou a fala do deputado, afirmando “nosso país precisa de partidos políticos fortes e não apenas lideranças isoladas, só assim a Reforma Política será viável”. Ao fim da palestra Esperidião Amin recebeu das mãos do presidente do CRA-SC uma placa em homenagem aos 40 anos do deputado como Administrador registrado.

O Conselho Regional de Administração de SC, tem mais eventos programados para o mês de agosto, nesta terça-feira, dia 11, uma edição do Café Business será realizado em Tubarão, na próxima semana será a vez de Lages, receber o Fórum Serrano no dia 17. O jornalista Cláudio Prisco Paraíso, do SBT-SC e titular deste blog, mediou os debates.

Na foto de capa, da E para a D: Prisco, Ecco, Amin e Merísio. Na interna, da E para D: Ecco, Amin, Merísio e Linhares.

Fotos: CRA-SC, divulgação

Posts relacionados

Minoria cobra explicações: Governo Lula usa estatais como fábrica de supersalários para aliados políticos

Redação

Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres deve iniciar em julho

Redação

Decisão da ANTAQ suspende operação de granel no Porto de Itajaí em meio à forte manifestação empresarial

Redação
Sair da versão mobile