Blog do Prisco
Destaques

Governador de SC sanciona projeto de lei que reestrutura o 2º grau da Justiça catarinense

Presidente do TJSC destacou que medida vai trazer maior celeridade para o julgamento de recursos

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou no final da tarde desta sexta-feira (24/10) o Projeto de Lei Complementar nº 24/2025, aprovado nesta semana pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc). Considerado um marco para o fortalecimento da Justiça de Santa Catarina, o projeto reestrutura o 2º grau do Judiciário estadual.

De acordo com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Francisco Oliveira Neto, a ampliação é necessária para enfrentar o aumento expressivo da demanda processual. Nos oito primeiros meses de 2025, o Tribunal registrou crescimento de quase 24% na distribuição de processos em comparação com o mesmo período do ano anterior.

“O que nós fazemos hoje com a reestruturação do serviço judiciário é possibilitar que haja uma distribuição de toda a força do trabalho. Nós temos uma entrada mensal de mais de 30 mil recursos e uma produção de 35 mil recursos/mês. Essa reestruturação vai permitir uma ampliação do 2º grau, de modo que quem recorra não precise aguardar o tempo que aguardou no primeiro grau. A resposta tem de ser mais rápida”, pontuou Neto.

O projeto cria 12 novos cargos de desembargador e quatro de juiz de direito de segundo grau, além de 32 cargos de secretário jurídico, 16 de assessor de gabinete, 64 de assessor jurídico e três de secretário de colegiado.

“O Tribunal se agiganta e melhora seus quadros. Tenho certeza de que esse aumento vai fazer com que a sociedade tenha maior velocidade na apreciação da sua demanda, do seu apelo à Justiça catarinense. Justiça que tem sido motivo de orgulho para todos nós. Justa, rápida e sóbria”, assinalou o governador do Estado, Jorginho Mello.

Além de magistrados de primeiro e de segundo grau da Justiça catarinense, também participaram da solenidade o 1º vice-presidente do TJSC, Cid Goulart Junior; o corregedor-geral da Justiça, Luiz Antônio Zanini Fornerolli; a procuradora-geral de Justiça, Vanessa Wendhausen Cavallazzi; o deputado estadual Ivan Naatz (Alesc); o conselheiro Wilson Vandal; o coordenador de relacionamento com a Justiça Estadual da OAB/SC, Alexandre Evangelista; o procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Marcelo Mendes; e o secretário de Estado da Casa Civil, Kennedy Nunes, entre outras autoridades.

Posts relacionados

Campos Novos inicia debate sobre criação de uma área de incentivos fiscais na região do Contestado

Redação

Com mais de seis mil participantes, MDB/SC promove maior evento político de Santa Catarina

Redação

Republicanos realiza Encontro Estadual e oficializa filiações de grandes lideranças catarinenses

Redação
Sair da versão mobile