Blog do Prisco
Manchete

Governador e secretário da Educação recebem homenagem da Acafe com Título Honoris Causa

Em reconhecimento e agradecimento pela contribuição à educação superior de Santa Catarina por meio do programa Universidade Gratuita e outras ações realizadas em prol dos estudantes catarinenses, o governador Jorginho Mello e o secretário da Educação, Aristides Cimadon, receberam uma homenagem da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) na noite desta segunda-feira, 21.

A homenagem é a maior honraria acadêmica. Outros secretários de Estado e agentes públicos foram reconhecidos com o Mérito Educacional.

“Eu fiz a opção pela educação. É um momento muito emocionante e me lembro da minha mãe que está no céu, eu sei o quanto foi difícil pagar a universidade. Por isso é muita felicidade poder entregar esse programa para Santa Catarina, tenho certeza que é o maior projeto da minha vida, pois iremos realizar o sonho de muita gente”, comemorou o governador Jorginho Mello.

Com investimentos que chegarão a mais de R$ 2 bi, o projeto beneficiará mais de 70 mil estudantes em 2026, ampliando o acesso e contribuindo para a permanência de estudantes das instituições de ensino comunitárias.

Emocionado, o secretário da educação dedicou o título aos alunos catarinenses. “Os estudantes são a razão de tudo isso, é para eles que trabalhamos desde o ensino básico até o ensino superior. O programa Universidade Gratuita é uma grande mudança na educação superior, que irá elevar a régua da educação catarinense e dar a esses jovens mais oportunidades para aprendizado e desenvolvimento, vai possibilitar que eles entrem e permaneçam nas universidades”, enfatizou.

Luciane Ceretta e Jorginho Mello

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, fez uma retrospectiva da dedicação do governador em prol do ensino superior e das universidades comunitárias e justificou os títulos pela luta coletiva. “Honoris Causa é por alguém que luta por uma causa nobre. E o Universidade Gratuita é só um desfecho de uma luta de alguém que tem na vida pública a educação como prioridade. Na lei do Fundo Social, na implantação do artigo 170, na promulgação da Lei 12.881, o governador Jorginho Mello estava à frente. Foram muitas lutas que permitiram estarmos aqui hoje”, relembrou.

Receberam o Mérito Educacional Acafe: a vice-governadora, Marilisa Boehm; o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert; o secretário da Casa Civil, Estêner Soratto da Silva Júnior; o secretário da Administração, Moisés Diersmann; a secretária adjunta de Educação, Patrícia Lueders; o procurador-geral do Estado, Marcelo Mendes; a secretária Executiva de Articulação Nacional, Vânia Franco; a secretária-geral do Governo, Danieli Pinheiro Porporatti e o diretor de Planejamento e Políticas Educacionais da SED, Marcos Roberto Rosa.

Fotos: Eduardo Valente / Secom

Posts relacionados

Memória viva: Centenário de Criciúma celebra a história de quem fez a cidade chegar aos 100 anos

Redação

SC Mais Inovação reúne lidernaças regionais no Elume para construir cidades do futuro

Redação

Confira os principais projetos que deram entrada na Alesc

Redação
Sair da versão mobile