O cenário político de Santa Catarina para 2026 ganhou sua definição mais importante nesta quinta-feira (22), quando o governador Jorginho Mello oficializou o convite ao prefeito de Joinville, Adriano Silva, para compor a chapa majoritária à reeleição como pré-candidato a vice-governador.
A aliança marca a união das forças de direita em torno de um mesmo projeto, que é focado na eficiência da máquina pública e na liberdade econômica. A confirmação ocorreu após reuniões de alinhamento entre os dirigentes do Partido Liberal e o Partido Novo.
Para Jorginho Mello, a escolha reflete o desejo do eleitor catarinense pela continuidade dos resultados práticos e da transparência na gestão.
“O Adriano é um gestor jovem, leal aos seus princípios, um homem de família e de palavra. É competente, experiente e trabalhador. Não é por acaso que foi eleito e reeleito com quase 80% dos votos na maior cidade do Estado”, declara o governador.
Adriano aceitou o desafio com a missão de expandir as práticas que tornaram Joinville referência em gestão.
“Eu sempre acreditei e defendi a união da direita no Brasil. Ao lado do governador Jorginho, terei a oportunidade de colaborar para que o Governo continue avançando”, sintetiza o prefeito.
Para cumprir a legislação eleitoral, Adriano deixará o cargo de prefeito de Joinville em abril. A continuidade administrativa será liderada por Rejane Gambin, atual vice-prefeita.
“A Rejane é uma líder preparada, que esteve ao meu lado em cada decisão estratégica e tem total domínio da máquina pública. Joinville não vai interromper seu ciclo de crescimento”, assegurou Adriano.


