Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Governadores eleitos se reúnem para tratar de Segurança

Desde a terça-feira, 11, em Brasília, onde cumpriu agenda com o Presidente eleito Jair Bolsonaro, o futuro Governador de Santa Catarina, Moisés, participou nesta quarta-feira, 12, da segunda reunião do Fórum de Governadores. O evento, que contou com a presença dos governadores eleitos do País, teve como palestrantes o futuro Ministro da Justiça, juiz Sérgio Moro, além dos ministros  Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça e Raul Jungmann, da Segurança Pública. A pauta do dia foi a Segurança Pública do Brasil.
foto>divulgação
O tema foi amplamente debatido, em virtude de ser uma demanda comum entre a maioria dos estados brasileiros, assolados pelo aumento dos índices criminais, sobretudo pela atuação das facções criminosas de dentro das unidades prisionais. Durante o encontro, Moisés também defendeu a revisão do fundo penitenciário nacional, para que os Estados possam ter mais eficiência na administração das unidades prisionais, favorecendo a ressocialização dos presos e dando mais autonomia aos gestores públicos para solução de problemas recorrentes, como superlotação e falta de estrutura.
Outro ponto apontado como prioridade pelos governadores foi o reforço na segurança das fronteiras para impedir a entrada de produtos ilegais no País, especialmente drogas e armas, que fomentam crimes graves, como os homicídios. No Brasil, apesar do intenso trabalho que vem sendo realizado pelos estados, o número deste tipo de crime continua crescente, com mais de 60 mil mortes registradas ao ano.
Mesmo com as conquistas catarinenses dos últimos meses, com redução de índices criminais, o Estado precisa estar voltado e pronto para aderir às políticas públicas que serão propostas no próximo governo, tanto na esfera federal como estadual. Durante o encontro em Brasília, os governadores eleitos foram unânimes em defender estratégias de atuação que ultrapassem a esfera da segurança pública e englobem outras áreas como educação, saúde e assistência.
O encontro aconteceu na sede da Associação da Ordem dos Advogados do Brasil e teve acompanhamento integral do vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão.

Posts relacionados

Em Brasília, prefeito Adriano Silva apresenta argumentos contra criação de Unidade de Conservação na área do Quiriri

Redação

Porto Itapoá implementa estações para segurança e fluidez operacional no cais

Redação

Governador entrega investimento de R$ 23 milhões em viaturas e armamentos para a Polícia Civil e anuncia 26 novas delegacias de atendimento à mulher

Redação
Sair da versão mobile