Blog do Prisco
Manchete

Hélio Costa repudia a forma de votação do projeto de abuso de autoridade

“Fica o meu repúdio à forma como foi votada a matéria na semana passada”, disse o deputado federal Hélio Costa sobre o Projeto de Lei de Abuso de Autoridade – PL 7596/2017, durante a Audiência Pública desta terça-feira (20), na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. “Era para votar artigo por artigo e não votamos”, completou o parlamentar.

A proposta foi aprovada pelo Congresso na semana passada, em caráter de urgência. Embora exista uma interpretação de que o abuso de autoridade é algo ruim, a maneira como ocorreu a aprovação do projeto é que incomoda alguns parlamentares. A votação foi simbólica, o que significa que não há registro individual de votos.

“O abuso de autoridade é o que provoca a corrupção. Autoridades abusam da sua autoridade ao conceder empréstimo do BNDES, de roubar a Petrobrás. Tudo isso é abuso de autoridade, ou seja, abusaram da confiança que lhes foi dada”, ponderou o deputado que defende que é importante ter um projeto de lei que veja esses casos.

O que tem gerado discussão, no entanto, são alguns artigos que restringem a atividade dos policiais. “O policial não pode ser a vítima, em não poder algemar. No exercício da função, ele poderá ter de atirar”, alerta Costa sobre o artigo 17, que pode acarretar em pena de prisão ou multa para agentes que prenderem o bandido que não oferecer resistência.

O deputado acredita que os pontos mais polêmicos serão vetados pelo presidente Jair Bolsonaro. Acontecendo isso, o texto volta à Câmara Federal para ser novamente analisado.

Foto: Douglas Gomes

Posts relacionados

Câmara aprova projeto relatado por Gilson Marques que desburocratiza e garante liberdade aos coworkings

Redação

Deputada Daniela garante aprovação de projeto que proíbe desapropriação de imóveis invadidos

Redação

Alesc aprova proposta que simplifica abertura de empreendimentos em SC

Redação
Sair da versão mobile