Blog do Prisco
Destaques

Hélio José Fiamoncini é empossado no cargo de Procurador de Justiça

O Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini é o novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A posse ocorreu por videoconferência na manhã desta quarta-feira (28) e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.

O Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini é o novo integrante do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A posse ocorreu por videoconferência na manhã desta quarta-feira (28) e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin.
O novo Procurador de Justiça ocupará a vaga de Sandro José Neis, que assumiu o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em junho. O termo de posse foi lido pela Procuradora de Justiça Kátia Helena Scheidt Dal Pizzol.

Em seu discurso de saudação, a Procuradora de Justiça Monika Pabst falou do lado humano do empossado. “Promotor de júri apaixonado, suas sustentações pareciam tornar da própria alma, e não seria exagero se dissesse que suas palavras teriam o condão de levar o indivíduo mais insensível às lagrimas… E digo isso por experiência própria, pois eu mesma em certa ocasião não pude conter a emoção em um dos seus brilhantes e inflamados trabalhos na tribuna do júri. Em um dos casos mais enigmáticos e marcantes da sua atuação profissional, relativo ao estupro e homicídio de três jovens, na comarca de Blumenau, o promotor de justiça técnico não conteve o seu lado humano e, transbordando em emoção quando da narrativa dos fatos aos jurados, levou a plateia inteira ao choro”, lembrou.

A alegria e a espontaneidade, características marcantes de Fiamoncini, também foram enfatizadas. “Um profissional ímpar, homem público e que, nos mais de 38 anos de atuação junto a esta instituição, jamais perdeu o brilho ou o poder de contagiar a todos com o seu bom humor, risadas e boas histórias. Quantas vezes vimos o Dr. Hélio atravessar o gabinete porta adentro aos brados, sem maiores avisos ou cerimônias, e, com todo o clamor e grado que lhe são tão característicos, brindar-nos com sua alegria e desenvoltura ao dividir os seus casos os mais simples aos mais sofisticados”, disse.Emocionado, o novo Procurador de Justiça relembrou, em seu discurso de posse, os seus 38 anos de carreira e agradeceu aos que o acompanharam. Citou os Promotores de Justiça que o receberam, Nilo Sérgio Quintino dos Santos e Luiz Alberto Cavalcanti. “Incrivelmente bondosos, pacientes e compreensivos, impulsionaram e dirigiram minha barca, dando-lhe o rumo para a almejada confirmação na carreira, fato ocorrido em 1985”, relatou. Destacou também o incentivo que recebeu da colega Procuradora de Justiça Monika Pabst: “Aquela que mais me suportava era a queridíssima Monika, que é a causa de minha decisão de inscrever-me para este novo cargo que hoje estou a ocupar. Monika, teu estímulo foi decisivo para que eu estivesse hoje tomando posse”.
Fiamoncini se afastou duas vezes do Ministério Público para se dedicar ao cargo de Prefeito da sua cidade-natal, Rodeio, no Alto Vale do Itajaí. Atuou nas comarcas de Tangará, Trombudo Central, Ituporanga, Balneário Camboriú, Indaial, Curitibanos e, por último, Blumenau.

Renovação e experiência 

O Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, presidiu a solenidade. Em sua fala, destacou a trajetória do Procurador de Justiça Hélio José Fiamoncini. Comin frisou que a chegada do novo membro representa uma renovação de forças ao colegiado e que a experiência de Fiamoncini contribuirá para discussões importantes.

O Procurador-Geral também falou sobre as características pessoais que são reconhecidas por quem já trabalhou com Fiamoncini. “O Colégio comemora a sua chegada e se alegra por várias razões – a primeira delas, pelo seu espirito alegre, fervoroso, inquieto e solidário. Quem conhece o Dr. Hélio sabe do ser humano maravilhoso que é, sempre com uma palavra amiga, um sorriso no rosto e uma energia positiva que contagia todos que estão ao seu redor”, ressaltou.

Ao finalizar, destacou que “a presença de Fiamoncini, na sua grandeza e simplicidade, enobrece ainda mais as hostes do Colégio de Procuradores, e engrandece o Ministério Público como instituição”.

Também participaram da sessão o Procurador-Geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, representando o Governador, Carlos Moisés da Silva; Wilson Rogério Wan-Dall, Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina; José Nei Ascari, representando o Presidente desse órgão, Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior; Vera Lúcia Ferreira Copetti, Desembargadora e Presidente do Núcleo de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; o Corregedor-Geral do MPSC, Procurador de Justiça Ivens José Thives de Carvalho; o Ouvidor do MPSC, Procurador de Justiça Paulo Cezar Ramos de Oliveira; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Gladys Afonso; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fabio de Souza Trajano; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Alexandre Estefani; o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng; o Presidente da Associação Catarinense do MPSC, Promotor de Justiça Marcelo Gomes da Silva; e Eduardo de Mello e Souza, Secretário da OAB/SC, representando o Presidente Rafael de Assis Horn.

Posts relacionados

Fernando da Silva Comin é eleito Corregedor Nacional do Ministério Público 

Redação

Egressa da Univali toma posse como Promotora de Justiça em Santa Catarina

Redação

Justiça não concede pedido de danos morais de Ideli Salvatti contra o blog

Redação
Sair da versão mobile