Blog do Prisco
Manchete

Indústria de SC gera 40,3 mil empregos no ano até maio

Estado acumula 73,8 mil novos postos no acumulado do ano; Resultados do mês de maio mostram desaceleração da atividade industrial

O estado de Santa Catarina criou 73,8 mil novas vagas de emprego de janeiro a maio de 2025, segundo dados do Novo Caged, divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O setor industrial foi responsável pela maioria das contratações, com 40,3 mil novas vagas, puxadas pela construção civil, com 11,5 mil postos. O desempenho de contratações da indústria catarinense foi o terceiro melhor do país, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. No acumulado do ano foram criados 1,05 milhão de empregos no Brasil.

No setor industrial, o segmento têxtil, de confecção, couro e calçados foi o segundo com o maior número de contratações, tendo criado 6,4 mil novas oportunidades, de acordo com dados compilados pelo Observatório FIESC. A indústria de alimentos e bebidas apresentou o terceiro maior saldo de vagas formais na indústria no acumulado do ano, com 4 mil vagas.

Entre os grandes setores da economia, o de serviços foi responsável por 28 mil empregos formais no período, seguido pelo comércio, com 5,6 mil postos de trabalho. Já a agropecuária registrou saldo negativo de 108 vagas de janeiro a maio.

Empregos em maio

Considerando apenas o mês de maio, Santa Catarina registrou saldo positivo de 366 empregos, com destaque para o setor de serviços, que registrou a criação de 1,3 mil vagas, e para indústria, com 250 novos vínculos formais. Por outro lado, a agropecuária teve resultado negativo com fechamento de 980 postos, reflexo do fim das safras de verão no estado. O comércio catarinense também registrou redução de 248 empregos.

“O resultado de maio mostrou uma desaceleração em relação ao mesmo mês do ano anterior. A política monetária restritiva reduziu a oferta de crédito para a indústria, que, somada a um cenário global mais desafiador, resultou em uma atividade industrial mais contida”, explica a economista Natalia Mayumi Von Zuccalmaglio, do Observatório FIESC.

Posts relacionados

Indústria catarinense fecha 1,8 mil vagas de emprego em agosto

Redação

Santa Catarina acumula 83,8 mil novas vagas de empregos formais em 2025

Redação

Joinville promove o destino na FIT em Buenos Aires, a principal feira de turismo da América Latina

Redação
Sair da versão mobile