Blog do Prisco

FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
Blog do Prisco
  • Inicial
  • Destaques
  • Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro
Destaques

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

31 de outubro de 2025

Contudo, apesar do saldo positivo, setor de madeira e móveis perdeu quase 1 mil vagas; Estado gera 11,4 mil postos de trabalho em setembro

Santa Catarina registrou incremento de 11,4 mil vagas de trabalho em setembro. O desempenho foi puxado pelo segmento de serviços, que contabilizou a criação de cerca de 7,6 mil postos, seguido pelo comércio, que gerou 2,3 mil empregos. A agropecuária teve saldo positivo de 639 postos. Já a indústria foi responsável por 809 novas oportunidades de trabalho em setembro.

“O desempenho do emprego industrial reflete os efeitos da desaceleração econômica, motivada pela elevada taxa de juros, e também o impacto do tarifaço dos Estados Unidos”, explica o presidente da Federação das Indústrias de SC (FIESC), Gilberto Seleme.

Refletindo o tarifaço dos Estados Unidos sobre as importações brasileiras, o setor de madeira e móveis registrou a perda de quase 1 mil postos de trabalho em setembro. Dados do Caged compilados pelo Observatório FIESC mostram que o segmento da madeira teve saldo negativo de 734 vagas e o de móveis, de 248 postos de trabalho. O setor metalmecânico e de metalurgia contabilizou a perda de 217 empregos com carteira assinada no período.

“O saldo negativo nesse segmento é reflexo também da desaceleração da produção industrial decorrente de uma política de crédito restritiva, com altas taxas de juros, que acaba inibindo ou postergando investimentos”, explica Camila Morais, economista no Observatório FIESC.

Na direção oposta, o setor de alimentos e bebidas foi o que trouxe os melhores resultados, com a geração de 705 vagas, seguido pelo têxtil, confecções, couro e calçados, com 624 empregos. Esses ramos estão sendo impactados positivamente pelo nível de consumo das famílias. A construção civil criou 449 novas oportunidades de trabalho.

Acumulado do ano
De janeiro a setembro, o estado gerou 95 mil vagas, das quais 42,5 mil vieram da indústria. O setor de serviços criou 43,8 mil postos de trabalho,    o comércio contabilizou 8,4 mil e a agropecuária gerou saldo positivo de 336 oportunidades no ano até setembro.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, a indústria gerou 16 mil vagas a menos entre janeiro e setembro. Considerando todos os setores, SC criou 35,8 mil postos de trabalho a menos.

FiescGilberto SelemeIndústriaSanta CatarinasetembrovagasCompartilhar0
post anterior
GAECO deflagra Operação Nuremberg para desarticular um dos maiores grupos neonazistas em atividade no Brasil
próximo post
Irani avança 4,7% em receita líquida e 15,9% no EBITDA Ajustado no terceiro trimestre de 2025

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação30 de janeiro de 2026

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação29 de janeiro de 2026

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação29 de janeiro de 202629 de janeiro de 2026
Tudo o que acontece nos bastidores você encontra aqui.
Entre em contato pelo priscop@terra.com.br
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
É proibida a reprodução do conteúdo ou de qualquer imagem sem prévia autorização.
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
  • Inicial
  • Coluna do dia
  • Notícias
  • Comentários do Prisco
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Sobre
  • Contato
  • Inicial
  • Coluna do dia
  • Notícias
  • Comentários do Prisco
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Sobre
  • Contato
FacebookTwitterInstagramYoutubeEmailWhatsapp
Sair da versão mobile