Blog do Prisco
Manchete

Investimentos: Especialista sugere a diversificação como melhor alternativa

Depois de muita turbulência e de muitas lições aprendidas, o que todos os investidores querem saber é: O que esperar daqui para a frente? A população conviveu com o menor patamar de juros no Brasil, com Selic a 2% ao ano, entre 6/8/2020 e 17/03/2021, e a recuperação observada ao longo dos últimos meses, anima. A retomada do ciclo de alta da Selic é um bom momento para reavaliar e, talvez, rebalancear a carteira.

Vívien Aucar, Especialista em Investimentos e Educadora Financeira da Unicred SC/PR, sugere que o investidor estude mais de uma possibilidade antes de qualquer decisão. “Embora as expectativas para a economia sejam boas, o investidor não deve apostar todas as suas fichas em uma única previsibilidade, a diversificação continua sendo a melhor receita“, destaca.

Vivien Aucar, educadora financeira – fotos>divulgação

Tríplice de investimentos

De um modo geral, liquidez, rentabilidade e risco são conceitos inversamente proporcionais, mas é possível equilibrar os três através de uma carteira bem estruturada. Atualmente as instituições cooperativas possuem um portfólio diversificado de investimentos, com rentabilidades acima da média do mercado e consultoria especializada, que atua de forma imparcial e personalizada para atender às necessidades de cada cooperado”, explica Aucar.

A Unicred, por exemplo, é a primeira instituição financeira cooperativa do país a oferecer uma plataforma de investimentos com diversas modalidades como: RDC, LCI, fundos de investimentos de renda fixa, crédito privado, inflação, debêntures incentivadas, multimercados, investimentos no exterior, ações, entre outras estratégias.

De acordo com a especialista, dentre tantas opções, vale destacar que a alta dos juros tende a beneficiar especialmente as aplicações de renda fixa indexadas ao CDI, como é o caso do RDC (recibo de depósito cooperativo), por exemplo. “Nesta modalidade, além de manter a liquidez e segurança (com garantia do FGCoop), as taxas progressivas potencializam ainda mais o retorno. Outra grande vantagem é que todos os investimentos mantidos na cooperativa são considerados para aumentar o rendimento nas novas aplicações, o que chamamos de Volume Global. Assim, quanto mais o cooperado investe, mais ganha”, destaca a Especialista em Investimentos.

Diferença entre investir em um banco, corretora ou em uma instituição cooperativa:

O modelo de negócio cooperativo é pautado no conceito de participação societária, onde cada cooperado é, de fato, dono do negócio. Sendo assim, o principal objetivo é gerar o melhor negócio para os sócios. “Nossas recomendações não possuem viés comercial, não fazemos promessas, mas sim, damos orientações claras e transparentes para que o cooperado possa tomar suas próprias decisões”, ressalta Vívien Aucar.

Sobre a Unicred

O Sistema Unicred conta com uma Confederação, 4 Centrais, 34 Cooperativas, aproximadamente 290 Unidades de Negócios em 15 estados brasileiros e mais de 240 mil Cooperados. Em Santa Catarina e no Paraná, a UNICRED SCPR possui 6 Cooperativas com 74 agências, mais de 80 mil cooperados em 193 cidades.

Posts relacionados

SESI/SC atende 657,7 mil pessoas em serviços de saúde, aponta relatório

Redação

Comissão de Finanças aprova alteração no Programa de Apoio Social

Redação

Comissão de Finanças aprova alteração no Programa de Apoio Social

Redação
Sair da versão mobile