Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Irani apoia desenvolvimento da apicultura em florestas nativas no Meio-Oeste catarinense

Projeto é realizado em conjunto com a produtora de mel Sulmel, unindo conservação ambiental e desenvolvimento comunitário

Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani mantém uma parceria de quase duas décadas com a produtora de mel Sulmel, de Xaxim (SC), em um projeto que une apicultura, conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. A parceria é realizada nas florestas da Campina da Alegria, em Vargem Bonita, no Meio-Oeste do estado, onde a empresa destina alguns locais em fragmentos de vegetação nativa para a instalação e manejo de colmeias. O trabalho conjunto existe há mais de uma década.

São mantidas cerca de 500 colmeias ao longo do ano, resultando na extração de aproximadamente 7,5 mil quilos de mel por ciclo. A Sulmel é responsável pela gestão dos apiários, desde o manejo até a produção do mel, enquanto a Irani promove ações socioambientais com parte da produção, doando o mel para comunidades do entorno e integrando-o a projetos de educação e conscientização ambiental.

“O desenvolvimento do projeto está alinhado com os objetivos da certificação do manejo florestal, que busca o uso múltiplo de produtos e serviços da floresta, incentivando práticas responsáveis e contribuindo para a conservação da biodiversidade local. A iniciativa é um exemplo das ações que a Irani promove no que diz respeito à proteção dos recursos naturais”, destaca Denis Baialuna, Gerente Florestal da unidade de Santa Catarina.

Fundador e proprietário da Sulmel, José Valcir Stanga, explica que o trabalho é desenvolvido entre os meses de abril e setembro, período ideal para a extração do mel. “É com grande satisfação que mantemos esta parceria com a Irani há tanto tempo. A polinização cumpre um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das florestas, garantindo sua produtividade e fortalecendo a sustentabilidade das abelhas. Isso se reflete também em um ganho de qualidade e volume na produção do mel”, afirma Stanga.

As florestas nativas da Irani em Campina da Alegria também são palco de ações de educação ambiental e conscientização ecológica, como as tradicionais visitas guiadas à Trilha Ecológica dos Xaxins. Localizada dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Prof. Yara C. Nicoletti, criada em 2018, a área conta com 285 hectares de floresta nativa bem preservada e abriga espécies de árvores centenárias e animais típicos da Mata de Araucária.

Durante o percurso de 2,5 quilômetros, estudantes e visitantes recebem informações sobre os projetos de monitoramento ambiental da Irani, aprendem sobre o papel das interações ecológicas e, ao final, recebem um pote de mel produzido nas florestas da empresa, reforçando o ciclo virtuoso entre produção sustentável, educação e responsabilidade socioambiental.

 

 

Sobre a Irani

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.

Posts relacionados

Irani recebe certificação Innovative Workplaces 2025

Redação

Irani apoia gestão de resíduos na 24ª edição da  TranspoSul em Porto Alegre

Redação

Irani registra aumento de 11,6% na receita líquida                                                    do segundo trimestre de 2025

Redação
Sair da versão mobile