Projeto é realizado em conjunto com a produtora de mel Sulmel, unindo conservação ambiental e desenvolvimento comunitário
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani mantém uma parceria de quase duas décadas com a produtora de mel Sulmel, de Xaxim (SC), em um projeto que une apicultura, conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. A parceria é realizada nas florestas da Campina da Alegria, em Vargem Bonita, no Meio-Oeste do estado, onde a empresa destina alguns locais em fragmentos de vegetação nativa para a instalação e manejo de colmeias. O trabalho conjunto existe há mais de uma década.
São mantidas cerca de 500 colmeias ao longo do ano, resultando na extração de aproximadamente 7,5 mil quilos de mel por ciclo. A Sulmel é responsável pela gestão dos apiários, desde o manejo até a produção do mel, enquanto a Irani promove ações socioambientais com parte da produção, doando o mel para comunidades do entorno e integrando-o a projetos de educação e conscientização ambiental.
“O desenvolvimento do projeto está alinhado com os objetivos da certificação do manejo florestal, que busca o uso múltiplo de produtos e serviços da floresta, incentivando práticas responsáveis e contribuindo para a conservação da biodiversidade local. A iniciativa é um exemplo das ações que a Irani promove no que diz respeito à proteção dos recursos naturais”, destaca Denis Baialuna, Gerente Florestal da unidade de Santa Catarina.
Fundador e proprietário da Sulmel, José Valcir Stanga, explica que o trabalho é desenvolvido entre os meses de abril e setembro, período ideal para a extração do mel. “É com grande satisfação que mantemos esta parceria com a Irani há tanto tempo. A polinização cumpre um papel fundamental no desenvolvimento sustentável das florestas, garantindo sua produtividade e fortalecendo a sustentabilidade das abelhas. Isso se reflete também em um ganho de qualidade e volume na produção do mel”, afirma Stanga.
As florestas nativas da Irani em Campina da Alegria também são palco de ações de educação ambiental e conscientização ecológica, como as tradicionais visitas guiadas à Trilha Ecológica dos Xaxins. Localizada dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) Prof. Yara C. Nicoletti, criada em 2018, a área conta com 285 hectares de floresta nativa bem preservada e abriga espécies de árvores centenárias e animais típicos da Mata de Araucária.
Durante o percurso de 2,5 quilômetros, estudantes e visitantes recebem informações sobre os projetos de monitoramento ambiental da Irani, aprendem sobre o papel das interações ecológicas e, ao final, recebem um pote de mel produzido nas florestas da empresa, reforçando o ciclo virtuoso entre produção sustentável, educação e responsabilidade socioambiental.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.


