Ação em conjunto com a startup Trashin irá levar lixeiras de papelão e mobiliários no evento de inovação na área de logística e transporte
Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani se une mais uma vez com a startup Trashin na gestão de resíduos de grandes eventos. Dessa vez, as empresas estarão juntas em um lounge na TranspoSul, um dos maiores eventos de inovação da área de logística e transporte da região Sul do país. O encontro, que chega a sua 24ª edição, será realizado de 23 a 26 de setembro na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. A TranspoSul é referência em inovação, conexões e geração de negócios.
Na ocasião, além de mobiliários de papelão que irão compor o ambiente, serão disponibilizadas 100 lixeiras de papelão, 50 para rejeito orgânico e 50 para descarte de materiais recicláveis. Além de coordenar a operação da gestão de resíduos, a Trashin irá disponibilizar uma tecnologia que atualiza de hora em hora o volume de cada tipo de resíduo gerado durante o evento, com informações publicadas em uma tela no seu estande e em um relatório ao final do evento.
O gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade, Leandro Farina, ressalta que as lixeiras são produzidas pela Irani com matéria-prima reciclada e reciclável. “Quando o uso não for mais possível, elas voltam para o processo produtivo em forma de aparas dentro do conceito de economia circular”, explica.
Para o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Alves de Oliveira, a parceria com a Trashin reforça o compromisso da companhia com a inovação e a sustentabilidade. “Essa colaboração amplia nossa capacidade de transformar resíduos em novos recursos, garantindo rastreabilidade, eficiência e impacto socioambiental positivo. Mais do que uma solução tecnológica, a parceria com a Trashin representa um avanço na nossa jornada rumo à economia circular, envolvendo clientes, parceiros e comunidades em um ciclo de responsabilidade compartilhada”, afirma o executivo.
A Trashin é uma startup cleantech de logística reversa, gestão de resíduos 360 e eventos sustentáveis investida pela Irani Ventures – veículo de investimento e aceleração de startups, que já conta com um portfólio de quatro investidas e mais de R$ 5 milhões aportados.
O CEO da empresa, Sérgio Finger, ressalta que a parceria com a Irani representa um marco importante na consolidação de soluções inovadoras para a gestão de resíduos e a economia circular. “Trabalhar ao lado de uma empresa referência como a Irani fortalece nosso propósito de transformar resíduos em valor, conectando tecnologia, rastreabilidade e impacto socioambiental positivo”, reforça.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.
Informações
ANK Reputation (Irani)
Lara Moeller: lara.moeller@ankreputation.com.br | 51 992683088
Claudio Thomas: claudio.thomas@ankreputation.com.br | 48 99181-7044
São Paulo (SP) | R. Hungria, 620/14º andar | (11) 4118-4800
Porto Alegre (RS) | Av. Carlos Gomes, 700/1409 | (51) 3028-2880
Sobre a Trashin
A Trashin é uma cleantech gaúcha, especializada em projetos de gestão de resíduos e logística reversa, atendendo grandes empresas, programas e eventos. Com atuação em todos os estados do Brasil, a empresa promove a economia circular por meio de parcerias estratégicas, conectando cooperativas de reciclagem, transportadores autônomos, universidades, indústrias, startups, órgãos públicos e diversos outros atores para construir um grande ecossistema de soluções em inovação e tecnologia na área de resíduos e ESG.