Blog do Prisco
Destaques

Itajaí fornecerá atendimento psicolígico a alunos e professores da rede pública de ensino

Convênio com a Univali disponibilizará 50 profissionais para atendimento de quase 30 mil
Foto: Secom Itajaí
Cuidar de quem aprende e de quem ensina. Este é o objetivo do programa Vida na Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Itajaí em parceria com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O projeto, estabelecido por meio do Contrato n° 235/2025, consiste na disponibilização de atendimento psicológico nas 41 escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O Prefeito de Itajaí, Robison Coelho, e o reitor da Univali, professor Dr. Valdir Cechinel Filho, assinaram o contrato na manhã desta terça-feira (15), com um investimento de R$ 6 milhões para o período de um ano. A iniciativa, pioneira no Estado de Santa Catarina, prevê a formação de equipes de trabalho compostas por 50 psicólogos e assistentes sociais contratados, que atuarão oferecendo atendimento, escuta e acolhimento psicológico aos alunos e professores.

Enquanto os psicólogos desenvolvem a mediação de conflitos e o fortalecimento das habilidades socioemocionais nos beneficiados, os assistentes sociais serão um elo entre a escola, família e a rede de serviços públicos, a fim de enfrentar as situações de vulnerabilidade social que interfiram a vida no ambiente escolar.

No decorrer do programa, a ação tratará de assuntos como direitos da criança e do adolescente, prevenção à violência, promoção da cultura da paz, empatia, autoconhecimento e resolução de conflitos. Para isso, a equipe do Vida nas Escolas utilizará subsídios educacionais, como jogos, cartilhas, palestras, oficinas, rodas de conversa, peças de teatro, vídeos e podcasts.

Os primeiros 30 dias úteis de vigência do contrato serão dedicados à mobilização da equipe e à estruturação das atividades, incluindo a capacitação dos envolvidos, organização dos fluxos e aquisição dos subsídios educativos. Cumpridas estas etapas, o Programa Vida na Escola iniciará efetivamente no mês de novembro.

A estimativa é de que a campanha atenda mais de 27 mil alunos e quase 2 mil professores. Para garantir a manutenção, eficácia e desenvolvimento do projeto, haverá um setor de acompanhamento e monitoramento para registro das ações, balanços, reuniões e relatórios periódicos.

Posts relacionados

Secretaria da Fazenda autoriza emissão de notas fiscais eletrônicas sem credenciamento

Redação

Município iniciará reforma de praça no Cidade Nova e três terminais de transporte coletivo

Redação

Univali promove competição internacional para criação de jogos digitais

Redação
Sair da versão mobile