Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Joinville recebe comitiva para supervisão de obras financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Encerrou nesta sexta-feira (19/9) a visita de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Joinville. Desde o começo desta semana, o grupo acompanhou o andamento físico e financeiro do programa de empréstimo e verificou se as obras financiadas pelo BID no município estão em conformidade técnica, ambiental, social e de segurança, atendendo às políticas do banco.

Na manhã desta sexta-feira (19/9), Tiago Pena (chefe da divisão de água e saneamento do BID), Flavia Oliveira (especialista em água e saneamento) e Gustavo Smiderle (analista de operações) se reuniram com o secretário de Administração e Planejamento da Prefeitura, Ricardo Mafra, e a diretora executiva da SAP, Silvia Reolon.

“A missão de supervisão serve para o acompanhamento das metas da execução. Estamos nos aproximando do fim do contrato, que se encerra em fevereiro de 2027, mas conseguiremos alcançar muito próximo do 100% do valor financiado sendo desembolsado”, explica Ricardo Mafra.

“Foi muito boa a missão. Gostamos de ver as obras em andamento e estamos satisfeitos com o empenho da Prefeitura de Joinville”, afirma o chefe da divisão de água e saneamento do BID, Tiago Pena.

A Prefeitura de Joinville financiou R$ 371.700.00 (70 milhões de dólares) e estão em execução obras no valor R$ 206.289.505 com o BID, dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville,

Este valor financia as seguintes ações: obras no bairro Vila Nova (em execução), Ponte Anêmonas (em execução), duplicação do último trecho da avenida Santos Dumont (licitação homologada), Parque Cais Conde D’Eu (em execução), obras de acesso à Ponte Anêmonas (recebimento de propostas) e Parque Linear 2 (licitação homologada).

A Prefeitura ainda tem em execução projetos e planos diretores de drenagem.

Águas de Joinville

Os representantes do BID também acompanharam as obras realizadas pela Companhia Águas de Joinville, que tem financiamento para obras de água e esgoto. Em 2023, foi assinado um empréstimo no montante de U$ 136 milhões, contrato de cinco anos, com liberação de recursos à medida que a execução das obras avança.

Além de Tiago Pena, Flavia Oliveira e Gustavo Smiderle, participaram da missão Juan Carlos Lazo (especialista em gestão financeira), Nicolas Bujak (especialista ambiental e social) e Rita Motta (especialista ambiental)

Gestores da Companhia apresentaram um panorama geral do programa e o status de cada objeto do plano de aquisições. A comitiva visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão e conferiu as obras de modernização que estão sendo executadas na unidade. Também foi realizada uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Nova e às obras de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Floresta.

Além desses, outros projetos estão recebendo financiamento do BID: implantação do novo sistema de abastecimento de água Piraí Sul, modernização da ETE Jarivatuba, medidas de eficiência energética e implantação de 182 km de redes de esgoto e de 41 km de redes de água para melhorar o abastecimento. As obras de esgoto beneficiarão aproximadamente 160 mil pessoas, e as de água, cerca de 170 mil pessoas.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional com sede nos Estados Unidos. Foi criado em 1959 com o propósito de financiar projetos viáveis de desenvolvimento econômico, social e institucional e promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe. Atualmente, o BID é um dos maiores bancos regionais de desenvolvimento em nível mundial.

Posts relacionados

Prefeito Adriano Silva representa Joinville no maior evento de cidades inteligentes do mundo, na Espanha

Redação

85ª Festa das Flores de Joinville terá receptivo especial para caravanas

Redação

Prefeitura de Joinville avança na digitalização e regulamenta uso de inteligência artificial no serviço público

Redação
Sair da versão mobile