Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Joinville será sede do 37º Congresso Nacional da Fenafim em 2026

A cidade de Joinville foi confirmada como sede do 37º Congresso Nacional da Fenafim – Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais, que será realizado 2026. O anúncio da captação ocorreu durante a 36ª edição do evento, realizada esta semana em São Paulo (SP), e marca mais uma importante conquista para o calendário de eventos técnicos e corporativos de Joinville.

Em paralelo ao Congresso Nacional Fenafim será realizado o 4º CONCAAT – Congresso Catarinense de Administração Tributária, da Associação dos Fiscais e Auditores Tributários Municipais do Estado de Santa Catarina – AFAMESC.

Durante o encontro em São Paulo, o executivo do Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB), Giorgio Augusto Souza, fez um convite aos organizadores e participantes da Fenafim para conhecerem Joinville e exibiu um vídeo com os diferenciais da cidade para a realização de grandes eventos: infraestrutura completa, rede hoteleira e gastronomia diversificada, centros de convenções modernos, logística facilitada e uma agenda cultural e turística que valoriza a experiência dos visitantes.

“A escolha de Joinville reforça o posicionamento da cidade como um destino de destaque no turismo de negócios e eventos, segmento que movimenta a economia local e impulsiona setores como hospedagem, gastronomia, transporte e serviços”, comenta o executivo.

O secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, destaca que a confirmação do Congresso da FENAFIM em Joinville é resultado de um trabalho conjunto que une o poder público e a iniciativa privada em prol da promoção do destino. “Com o apoio da Secretaria da Fazenda, foi possível avançar no processo de captação de forma técnica. Cada evento captado representa mais oportunidades, visibilidade e desenvolvimento para a cidade e toda a região”, afirma.

O 37º Congresso Nacional da Fenafim reunirá auditores fiscais de todo o país, especialistas e gestores públicos para debater temas relacionados à administração tributária, finanças públicas e inovação na gestão fiscal municipal. Além da programação técnica, o evento deve incluir atividades culturais e experiências que valorizem a identidade e o acolhimento joinvilense.

A presidente da Fenafim, Márcia Zilá Longen , comenta que, em 2026, com a Reforma Tributária já em fase de implementação e seus primeiros desdobramentos já sentidos, passa a ser crucial o debate sobre os desafios e oportunidades desse marco histórico na legislação brasileira. “As discussões aprofundadas entre congressistas, gestores públicos, entidades representativas dos fiscos federal, estaduais e municipais e a sociedade em geral são vitais para a construção de uma nova realidade fiscal”, explica.

A participação no Congresso da Fenafim foi viabilizada por meio do convênio da Prefeitura de Joinville, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), com o JRCVB, e contou com o apoio da Secretaria da Fazenda do Município.

Posts relacionados

Semana Nacional da Conciliação do TJSC impulsiona cultura do diálogo e movimenta milhões em acordos

Redação

Prefeito Adriano Silva representa Joinville no maior evento de cidades inteligentes do mundo, na Espanha

Redação

85ª Festa das Flores de Joinville terá receptivo especial para caravanas

Redação
Sair da versão mobile