Joinville foi reconhecida como a terceira cidade mais segura do Brasil entre municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes no Anuário 2025 Cidades Mais Seguras do Brasil, divulgado pela MySide.
O índice representa uma melhora de quatro posições na lista, uma vez que no ano anterior a cidade foi considerada a sétima mais segura do país na mesma categoria.
O ranking da MySide dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Governo Federal, e do Censo do IBGE.
Desde 2021, a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública da Prefeitura de Joinville (Seprot) tem realizado uma série de investimentos e ações para deixar a cidade mais segura. Uma delas foi a instalação das mais de 2 mil câmeras de monitoramento do Programa Joinville Sempre Alerta. As imagens são compartilhadas entre as forças de segurança da cidade para auxiliar nas investigações e coibir o crime.
Outra ação importante foi a contratação, por meio de concurso público, de mais 88 agentes da Guarda Municipal, aumentando o efetivo da corporação para 120 agentes.
“Esta gestão tem o olhar voltado para a segurança do joinvilense. Não faltam apoio e investimentos nessa área. Outro fator muito importante é a união e o alinhamento que existe entre as forças de segurança, que faz toda a diferença. São forças trabalhando juntas com um objetivo só, que é termos uma cidade segura”, afirma Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública.
Em conjunto com as demais forças de segurança da cidade, a Seprot realiza regularmente operações do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP).
O grupo faz diferentes vistorias em locais como comércios de ferro-velho, imóveis abandonados, lojas de conveniência, pousadas e hospedarias e depósitos de recicláveis, com atuações também no combate à embriaguez no trânsito e ações voltadas à população em situação de rua.
O GAOP é coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além de contar com o apoio essencial das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura.


