Foto: Roberto Zacarias /SECOM
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, participou nesta quinta-feira, 27, da inauguração da nova linha de produção de compressores Embraco FMS da Nidec ACIM, instalada em uma das unidades da plataforma Global Appliance, em Joinville. A cerimônia reforçou a parceria entre o Governo do Estado e o setor industrial catarinense para o avanço tecnológico e a geração de empregos.
Durante o evento, o governador Jorginho Mello destacou a importância da indústria catarinense para o desenvolvimento econômico do estado. “Santa Catarina é referência em inovação e produção industrial. O investimento da Nidec reforça a confiança do setor privado no nosso Estado e impulsiona a geração de empregos e oportunidades para Joinville e toda a região Norte. Somos o estado com o menor índice de desemprego do mundo, isso nos orgulha demais. Somos um estado de gente empreendedora e os números são de invejar muitos estados. Nossas parcerias são duradouras e oferecem segurança jurídica. Santa Catarina pula o Brasil, por exemplo, no desempenho econômico. Quero reafirmar o meu compromisso em ser parceiro dessa grande empresa que tanto contribui para a nossa economia, na geração de empregos”, destacou o governador.
Ao lado da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, representando o prefeito Adriano Silva que está em viagem, o governador foi recebido pelo CEO e presidente da Nidec Appliance Automotive Division (AAD), Valter Taranzano, pela CEO e presidente da Nidec ACIM, Katia Drusian, e pelo presidente da Nidec Global Appliance, Alberto Casnati. As autoridades acompanharam uma visita técnica pela nova linha, onde puderam conhecer o processo produtivo do modelo FMS e as iniciativas da empresa em inovação e sustentabilidade.
A nova linha de produção terá capacidade para fabricar até 5 milhões de compressores Embraco FMS por ano, gerando mais de 220 empregos diretos.
Segundo Katia Drusian, o investimento integra a estratégia global da Nidec voltada para eficiência energética e sustentabilidade. Ela destacou que a planta de Joinville foi a primeira do grupo a conquistar o reconhecimento de indústria carbono neutra.
“Estamos acelerando a produção de refrigeradores mais eficientes em todo o mundo. O que começa aqui em Joinville chegará a clientes das Américas, Europa, Índia e Ásia, unindo inovação e propósito”, afirmou.
O presidente da Nidec Global Appliance, Alberto Casnati, reforçou o impacto da ampliação:
“A produção do FMS nos aproxima dos mais altos padrões de eficiência energética e contribui para democratizar a tecnologia de velocidade variável. Isso significa mais economia, menor ruído e mais tecnologia para o consumidor final”, explicou.


