Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Jornalismo da Globo presta desserviço ao Brasil

Está difícil até de encontrar os adjetivos certos para o Jornalismo que a Rede Globo de Televisão – uma das maiores emissoras do planeta – vem praticando.

As quatro entrevistas com candidatos a presidente nesta semana, durante o Jornal Nacional, escancaram que a linha editorial está na mais absoluta contramão. É absurdo, fora de qualquer propósito. Essa “linha” ficou patenteada no comportamento dos apresentadores/entrevistadores William Bonner e Renata Vasconcelos. Sem falar no fato de escolherem “a dedo” os entrevistados, deixando outros candidatos de relevo considerável fora do “plim-plim”

De segunda a quinta, o que se viu foi um verdadeiro show de horrores no JN. Bonner e Renata ficaram o tempo todo querendo falar mais do que os candidatos. Os entrevistados foram Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Geraldo Alckmin e Marina Silva.

Bonner e Renata interrompiam os convidados a todo instante, numa linha de querer forçar o entrevistado a dizer o que eles queriam ouvir.  Foram gestos de extrema indelicadeza, atrevimento absurdo e impertinência absoluta. E de prepotência total por parte da emissora.

A grande verdade é que a Rede Globo está amargando prejuízo incalculável, do ponto de vista da audiência, com este comportamento ridículo.

Mesmo na mais absoluta contramão da história, a Globo quer enfiar, goela-abaixo, como é o costume, a ideia de que este é um jornalismo investigativo, questionador, contundente, combativo. Pode ser qualquer outra coisa, menos jornalismo de verdade!

Esse “jornalismo” da Globo é uma completa desfaçatez. Fica a impressão de que a empresa quer desmoralizar os postulantes à Presidência e desacreditar a política como instituição nacional. E logo a Rede Globo, que nem de longe é uma emissora puritana e espartana, como ainda tenta se vender aos brasileiros, sobretudo aos mais incautos.

A Globo deve, sim, satisfações à sociedade brasileira. Sobretudo pelo apoio irrestrito que o fundador da companhia, Roberto Marinho, deu ao Regime Militar. Depois de quase 50 anos e de 10 da morte dele, a empresa agora quer decantar o verso.

Logo eles, que encheram as burras de dinheiro público. Via BNDES, captando empréstimos bilionários a juros baixíssimos, que o governo teve que bancar a diferença. Tudo com o dinheiro suado dos impostos.

O jornalismo da Globo está demostrando total despreparo e prestando um enorme desserviço ao Brasil. Do que menos se falou nas horas gastas com os quatro presidenciáveis, esta semana, no Jornal Nacional, foi de plano e propostas de governo. Praticamente todos os questionamentos foram tentativas de contradizer, encontrar incoerências nos candidatos. Um verdadeiro “brete fake.” Falso brete porque os candidatos não caíram nas armadilhas, devido à fragilidade das armadilhas colocadas no caminho dos candidatos por Bonner e Renata. Querendo expor as fraquezas de Ciro, Bolsonaro, Alckmin e Marina, a Globo revelou ao distinto público suas próprias mazelas.

 

Posts relacionados

DNIT estima elevar orçamento para obras em SC no orçamento da União

Redação

Falta menos de um ano

Redação

Exportações de SC para os Estados Unidos caem 55% em setembro

Redação
Sair da versão mobile