Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Machado vence Prêmio Fatma de Jornalismo

O SBT Santa Catarina foi vencedor do 8° Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, na categoria telejornalismo. A reportagem produzida por Fernando Machado e Rhuan Fernandes mostrou a soltura de 23 pinguins de Magalhães que, após serem encontrados debilitados em praias do litoral catarinense, foram tratados e puderam retornar para as águas frias da Patagônia. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), em Florianópolis e reconheceu os trabalhos que atentam para a importância da preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental reconhece o trabalho desenvolvido pelo departamento de jornalismo do SBT Santa Catarina, que cresceu muito nos últimos anos e vêm ampliando sua participação nos lares catarinenses. A reportagem “Rota da Sobrevivência – Fatma recupera pingüins de Magalhães” foi produzida com a criatividade e o talento dos profissionais da emissora, demonstrando os cuidados do Centro de Triagem de Animais Silvestres e a forma como os pinguins são acolhidos e devolvidos à natureza, quando restabelecidos.


Fernando Machado destaca que por se tratar de uma pauta inusitada, era preciso abordar o tema com um “olhar diferenciado e criativo”. Ele conta que através de um texto solto e informal foi possível interagir com o telespectador, trazendo a perspectiva dos animais e o emocionante momento de sua soltura. Além dos telejornais do SBT SC, a reportagem foi exibida também nacionalmente no SBT. Fernando conta ainda, que o alto nível dos concorrentes ao Prêmio engrandece ainda mais a conquista, que encerra da melhor forma possível o excelente ano do SBT Santa Catarina. “Mostramos que não apenas sangue e sensacionalismo traz audiência. Contar boas histórias ainda vale muito a pena”.

Para Ildiane Silva, diretora de Conteúdo, a premiação é a consolidação de um trabalho feito com seriedade e comprometimento com o público. Ela ressalta que o jornalismo do SBT SC está crescendo e o mercado percebendo essa escalada. “Temos profissionais que começaram a trabalhar em TV conosco, aqui no Grupo SCC, e que hoje tem esse trabalho reconhecido. Estou muito orgulhosa por essas conquistas e por fazer parte dessa história.”, diz.

Sobre o Prêmio
O Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental é destinado a jornalistas que tenham reportagens veiculadas sobre assuntos referentes à preservação do meio ambiente ou exemplos de cases que melhorem o meio ambiente com ações de desenvolvimento sustentável. “Queremos valorizar e incentivar a realização de matérias sobre o meio ambiente em Santa Catarina. É também uma forma de valorizarmos o trabalho da imprensa no estado” afirma o Presidente da Fatma, Alexandre Waltrick.

Foto>divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile