Blog do Prisco
Destaques

Laboratório de Criatividade e Desenvolvimento Humano é produzido pela Univali

Estrutura integra projeto de tecnologias digitais para crianças com deficiência

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugurou, nesta sexta-feira, 25, o Laboratório Multiusuário de Criatividade e Desenvolvimento Humano (LCDH). A estrutura vai integrar o projeto Ateliês de Criação Colaborativa de Tecnologias Assistivas Digitais: jogos para o desenvolvimento intelectual, cognitivo e socioemocional – Dua Games , aprovado no edital SisAssistiva/2022 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O projeto visa a criação de jogos digitais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes com autismo ou deficiência intelectual, mental e múltipla. O foco do trabalho é garantir mais autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. O espaço, localizado no bloco F2 do campus Professor Edison Villela (Itajaí), integra o Complexo de Laboratórios Multiusuários 2 da Univali.

“Financiar esse tipo de iniciativa é motivo de imenso orgulho para a Finep, pois existe um número muito expressivo de pessoas que precisam do desenvolvimento de tecnologias para ter mais qualidade de vida e conquistar espaços na sociedade. É também com muita alegria que vemos uma universidade comunitária como a Univali tendo acesso a este tipo de recurso”, declarou o analista de Fomento à Inovação da Finep, Marco Bruno Manzolillo.

No local, serão realizados workshops de criação de jogos com alunos do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais localizadas em Itajaí. O projeto contempla uma turma com 10 alunos dos anos iniciais e uma turma com 10 alunos dos anos finais por semestre. Serão 10 encontros semanais com duas horas e meia de duração. Os trabalhos terão início no dia 6 de maio.

A estrutura é composta por impressoras 3D, impressoras de tinta, notebooks, tablets e smartphones. O espaço, projetado pelo Escritório Técnico de Arquitetura e Urbanismo (Etau), é vinculado aos cursos de graduação em Psicologia, Design de Jogos e Ciência da Computação e aos Programas de Pós-Graduação em Educação, Psicologia e Saúde e Gestão do Trabalho. O projeto envolve sete professores/pesquisadores e 14 bolsistas. Atualmente, oito pesquisas de mestrado e duas de doutorado vinculadas ao projeto estão em andamento.

“É um ambiente totalmente equipado e preparado para oportunizar às crianças o acesso às tecnologias digitais modernas de informação e comunicação. Ao agregar cursos de graduação e pós-graduação conseguiremos ampliar as pesquisas para entender melhor os participantes, suas histórias relacionadas à deficiência e suas demandas. O intuito é possibilitar experiências que favoreçam a construção de criativos e expressivos, promovendo, ao mesmo tempo, o desenvolvimento humano e a ludicidade. As crianças vão jogar, prototipar, desenhar, modelar, dialogar, aprender, aprender e, claro, se divertir”, destacou a coordenadora do projeto, professora Adriana Gomes Alves.

Para atender às demandas do curso de Psicologia, a sala está equipada com câmeras que permitem a observação das atividades em outro ambiente e espelhos para realização de experimentos, aplicação de testes e atendimentos psicológicos com a função de ensino.

O projeto Dua Games conta também com uma parceria da Unimed Litoral que indicará pacientes em tratamento para participarem dos workshops realizados no LCDH. O acordo de cooperação contempla ainda a possibilidade dos pesquisadores da Univali utilizarem o Centro de Desenvolvimento Especializado, espaço voltado ao atendimento de crianças com atraso do neurodesenvolvimento, implantado pela Unimed Litoral em 2022.

“É uma grande alegria participar deste momento e testemunhar, mais uma vez, o resultado da pesquisa científica sendo materializado em benefício da sociedade. O LCDH surge para potencializar ainda mais as pesquisas na área de tecnologias assistivas digitais, visto que, a partir de agora, teremos um espaço mais adequado, equipamentos e materiais que facilitam o trabalho das equipes. É uma satisfação inaugurar mais um complexo de laboratórios com o objetivo de estimular o uso compartilhado de estruturas e, consequentemente, produzir pesquisas com alto impacto para a comunidade”, ressaltou ao vice-reitor da Univali, professor Rogério Corrêa.

fotos>Divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina cresce 4,9% em 2025 e registra o segundo melhor desempenho econômico do país, aponta professor da Univali

Redação

Centro de Aprendizagem Google será inaugurado na Univali

Redação

Eventos simultâneos reúnem pesquisadores de vários níveis na Univali

Redação
Sair da versão mobile