Blog do Prisco
Destaques

Lançado em Chapecó o livro “Alesc 190 Anos: Passado, Presente, Futuro”

A sessão plenária realizada na tarde desta terça-feira (26) em Chapecó, no âmbito do Programa Alesc Itinerante, contou com o lançamento do livro “Alesc 190 Anos: Passado, Presente, Futuro”, que resgata a trajetória da Assembleia Legislativa de 1834 a 2024, oferecendo ainda um olhar sobre o futuro, na perspectiva dos 40 deputados e deputadas que compõem a atual 20ª Legislatura.

Durante o ato, o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), informou que a obra, de 236 páginas, foi totalmente financiada por empresas e entidades associativas do estado.

“Cada instituição patrocinadora assina texto exclusivo e alusivo aos 190 anos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, reforçando o compromisso com a memória e o futuro de Santa Catarina”, disse.

Ao final, ele entregou um exemplar ao prefeito em exercício de Chapecó, Itamar Agnoletto, e anunciou que a obra também será enviada a todos os municípios e câmaras de vereadores do estado.

Conteúdos abordados

A coordenação da pesquisa e a criação dos textos do livro ficaram sob a responsabilidade dos jornalistas Mário Xavier e Maria Eduarda Klann Baptistoti. De acordo com Xavier, o conteúdo reunido é fruto de um amplo trabalho de pesquisa documental e também de entrevistas com pessoas que fizeram parte dos quase dois séculos de história do Legislativo estadual.

“Para a criação do livro, desenvolvemos um método de abordagem editorial que abrangeu uma revisão bibliográfica ampla, consultas aos acervos físicos e virtuais de maior credibilidade, e fundamentais interações com o corpo profissional especializado da própria Alesc, que contribuiu em todas as etapas do processo”, disse.

Além de textos e imagens, são disponibilizados QR Codes para direcionar o leitor a páginas da internet contendo mais informações sobre os conteúdos abordados nos 15 capítulos da publicação.

Entre os temas retratados estão as edificações que sediaram a Assembleia Legislativa, seus presidentes, comissões permanentes, bancadas regionais, serviços prestados à sociedade e a composição da atual legislatura.

Posts relacionados

Alesc realiza sessão solene pelos 70 anos da CELESC em iniciativa do deputado Maurício Peixer

Redação

Simpósio na Alesc reúnirá especialistas para debater proteção jurídica do consumidor

Redação

Receita Federal divulga programa para destinar imposto para projetos em SC

Redação
Sair da versão mobile