Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Leitor questiona aumento no número de desembargadores

Para se pensar a avaliação do do leitor do blog, Hélio Moritz. Ele discorre sobre a proposta, arquivada por ora, de
alteração no duodécimo repassado aos poderes do Estado pelo Executivo. Acompanhe.

“Quando o Sr. Luiz Henrique assumiu pela primeira vez o governo do estado, o TJC tinha 40 desembargadores, mais que suficiente no atendimento das demandas. Ao final do mandato, o TJ aumentou para 50 desembargadores, além das necessidades, pois a Bahia, com população bem superior a SC, tinha bem menos magistrados. O governador LHS se reelege e, ao final do segundo mandato, o TJ passa a contar com surpreendentes 62 desembargadores e mais os adjuntos. Muito mais que suas necessidades. E não só isso, aumenta os repasses (duodécimo) para os demais poderes e Udesc, provocando o caus hoje existente, retirando recursos que faltam na educação, segurança e saúde. Em dois mandatos do Sr. LHS, o TJ aumenta em mais de 50% seus magistrados.
E os catarinenses ganharam o quê com isso? Enquanto isso, a PM tem defasagem superior a 5 mil policiais, a Civil 3 mil, com aumento alarmante nos níveis de violência; na educação, são 14 mil professores ACTs, com discussão interminável no pagamento do piso de R$-1.900,00, e a descompactação da tabela do magistério, no maior arrocho que já se viu. A saúde, constantemente na UTI, respingando inclusive na negativa de procedimentos no Plano de Saúde dos Servidores. Essa politica desastrada tem proporcionado vantagens e ganhos salarias elevados para demais poderes,
principalmente magistrados, procuradores e conselheiros, além de servidores e professores da Udesc, chegando ao absurdo de um magistrado ganhar 15 vezes mais o que é pago no piso do professor catarinense, algo impensável nos países membros da OCDE, onde a diferença não ultrapassa 3 vezes.”

Foto: TJSC, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Concluído o projeto para a sede própria do CEPICS em Itajaí

Redação

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação
Sair da versão mobile