Notícias - Lateral

Lucas Neves propõe Frente Parlamentar para defender ações de apoio aos produtores de maçã de SC

Lucas Neves propõe Frente Parlamentar para defender ações de apoio aos produtores de maçã de SC
Fruticultores da Serra Catarinense somam perdas milionárias e pedem socorro após temporal destruir pomares

Com R$ 15 milhões em prejuízos provocados pelo forte temporal que atingiu a Serra Catarinense no último fim de semana, os produtores de maçã de São Joaquim pedem socorro. A preocupação foi apresentada pelo deputado Lucas Neves (Podemos) na sessão desta quinta-feira (24), no Parlamento.

“Santa Catarina é o maior produtor nacional de maçã, com uma safra de mais de 635 mil toneladas, e São Joaquim é o principal município produtor da fruta no Estado. O temporal de granizo que atingiu a nossa região deixou um rastro de destruição, dor e lamento. Esse cálculo das perdas foi repassado pela AMAP hoje”, relatou o deputado.

Lucas Neves sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Maçã, com o objetivo de ampliar as linhas de crédito para a cobertura dos pomares com telas anti-granizo, além de facilitar o acesso ao financiamento. Dados da EPAGRI indicam que menos de 20% dos pomares são protegidos por telas.

“Além disso, precisamos discutir a ampliação do uso de novas tecnologias, como os canhões anti-granizo, que já estão sendo usados, mas ainda estão fora da realidade de muitos produtores por conta dos custos. Precisamos avançar nas políticas de prevenção”, afirmou.

Na próxima semana, o deputado Lucas Neves se reúne com o secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, para discutir medidas de apoio aos produtores atingidos pelo granizo. A presidente da AMAP, Sheila Zanette, também deve participar do encontro. O objetivo é buscar, junto ao Governo do Estado, soluções emergenciais para socorrer os pequenos fruticultores que acumulam prejuízos após o temporal.

Sair da versão mobile