Blog do Prisco
Destaques

Lunelli critica “fábrica de partidos” e cobra mais eficiência na política

Em mais um discurso firme na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o deputado estadual Antídio Lunelli criticou a multiplicação de partidos políticos no Brasil e defendeu uma reforma que reduza o número de siglas.
Hoje, são 32 partidos registrados no país, dos quais 23 têm assento na Câmara dos Deputados. “É muito partido e pouco propósito”, afirmou o parlamentar.
Segundo Lunelli, o excesso de legendas dificulta a governabilidade, encarece o sistema político e afasta o país de resultados concretos para o cidadão. Ele comparou o cenário brasileiro a democracias consolidadas, como os Estados Unidos, que têm apenas duas grandes forças partidárias com clareza de programa e projeto de governo.
O deputado também criticou os altos custos públicos com o financiamento partidário e eleitoral. “Nas eleições de 2024, o Fundo Eleitoral custou R$ 5 bilhões, e só no primeiro semestre de 2025 o Fundo Partidário repassou mais de R$ 480 milhões a 19 legendas”, destacou.
“Não se trata de demonizar a política nem os partidos. A boa política é necessária e precisa de estrutura, mas o modelo atual é insustentável. O cidadão está com o couro esfolado de tanto trabalhar para bancar a máquina estatal brasileira e a máquina partidária. Dinheiro que devia estar em escola, hospital”, concluiu o deputado.
Para Lunelli, o modelo atual precisa ser revisto com urgência. Ele defende a redução do número de partidos para no máximo cinco, representando diferentes linhas ideológicas.

Posts relacionados

Lunelli participa da COP 30 e apresenta avanços em sustentabilidade

Redação

Dr. Vicente critica falta de investimentos federais em infraestrutura de Santa Catarina

Redação

Fabiano diz que direita está tendo novamente que “engolir” candidato carioca ao Senado

Redação
Sair da versão mobile