Destaques

Mais de 7.200 produtores rurais serão capacitados pelo Senar/SC em abril

Inseminação artificial em bovinos, educação ambiental, programa especial mulheres em campo, processamento de carne de frango, fluxo de caixa da atividade rural, derivados de leite, proteção de nascentes e redes elétricas – segurança na operação e manutenção. Esses são alguns dos cursos disponibilizados no mês de abril pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc).

No próximo mês serão realizadas aproximadamente 450 capacitações gratuitas do Programa de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), em todas as regiões do território catarinense. Ao todo serão beneficiados mais de 7.200 produtores e trabalhadores rurais que desejam aprimorar seus conhecimentos para ampliar a produtividade e aplicar inovações nas propriedades. Essas iniciativas serão realizadas em parceria com os Sindicatos Rurais.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, enaltece que o agronegócio catarinense é uma das principais atividades econômicas do estado e que possui um grande potencial de crescimento. “Ao visitarmos os empreendimentos do campo vislumbrados a organização, a gestão eficiente, a produtividade e as tecnologias adotadas. Isso é gratificante, mas sabemos que podemos ir além. Então, nosso objetivo é seguir incentivando a educação e a formação profissional que atendam às necessidades dos empreendedores rurais e que incentivem a implementação de inovações”, comenta.

Para o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, todos os esforços da entidade estão voltados a oportunizar conhecimentos que contribuam com o aprimoramento das atividades rurais, ampliação da renda e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias do campo. “Os resultados obtidos são expressivos porque as famílias estão cada vez mais dispostas a implementar melhorias e inovações, o que tem resultado no incremento da produtividade em várias atividades econômicas”, analisou ao parabenizar o comprometimento dos supervisores técnicos e da atuação dos Sindicatos Rurais.

ÁREAS DE AÇÃO

A Formação Profissional Rural contempla capacitações nas áreas de agricultura (floricultura e plantas ornamentais, fruticultura, grandes culturas anuais, olericultura, plantas medicinais e especiarias, produção orgânica), agroindústria (beneficiamento e transformação primária de produtos de origem agrossilvipastoril), aquicultura (criação de animais aquáticos), atividades de apoio agrossilvipastoril (administração rural, irrigação e drenagem, mecanização), atividades relativas à prestação de serviços (áreas de saúde, vestuário, artigos domésticos, agropecuários e extrativismo; construções rurais e turismo rural), pecuária (de grande porte, médio porte, pequeno porte) e silvicultura (florestamento e reflorestamento).

Na Promoção Social são oferecidos treinamentos focados na educação (ambiental), organização comunitáriasaúde (educação, prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, saúde bucal, saúde na terceira idade, saúde reprodutiva), alimentação e nutrição, além de artesanato.

Acesse o site e conheça os cursos: https://sistemafaesc.com.br/senar/treinamentos-e-eventos/.  Inscrições podem ser feitas no Sindicato Rural de sua região.

Posts relacionados

Santa Catarina representada no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural em Brasília

Redação

Mel Casanova conquista Selo Arte com apoio do Sistema FAESC/SENAR e leva sabor de Santa Catarina para todo o Brasil

Redação

CNA e FAESC capacitam setor produtivo catarinense para o uso do Domicílio Judicial Eletrônico

Redação
Sair da versão mobile