Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Major Vieira atende cerca de 200 pessoas em ação do Programa Saúde do Homem Rural

Mais uma edição do Programa Saúde do Homem Rural foi realizada com êxito em Santa Catarina. Desta vez, no dia 8 de outubro, no pavilhão da Igreja da comunidade de Rio Novo, em Major Vieira, cerca de 200 homens participaram da programação. A ação foi promovida pelo Sistema Faesc/Senar e pelo Sindicato Rural de Major Vieira, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a serviços de saúde especializados, com destaque para consultas urológicas, cerca de 10 tipos de exames preventivos, palestras educativas com médicos urologistas sobre prevenção do câncer e saúde sexual, além de orientações sobre violência doméstica, conduzidas pela Polícia Militar. Houve ainda uma dinâmica com fisioterapeuta, incentivando a prática regular de atividades físicas.

A iniciativa, que contou com o apoio de 30 voluntários, reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, especialmente de doenças como o câncer, que apresenta alta incidência entre a população masculina.

A supervisora regional do Senar/SC, Carine Weiss, destacou o sucesso da ação. Segundo ela, os produtores rurais valorizam muito a oportunidade de participar do programa, que permite verificar a saúde e adquirir conhecimentos fundamentais para o bem-estar. “Eventos como esse aproximam os serviços de saúde das comunidades do campo, contribuindo para a promoção da qualidade de vida”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Major Vieira, João Francisco de Mattos, também comemorou os resultados e ressaltou que a iniciativa cumpriu plenamente o propósito de levar informações e serviços essenciais às famílias rurais. “Além de identificar riscos e incentivar hábitos saudáveis, o programa possibilita realizar diagnósticos precoces, o que é fundamental para agilizar o tratamento e aumentar as chances de cura”, destacou.

O presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, enfatizou a relevância do programa e a satisfação em acompanhar sua consolidação ao longo dos anos. “A adoção de hábitos saudáveis é fundamental para reduzir as chances de desenvolvimento de diversos problemas de saúde, entre eles o câncer – considerado um dos mais graves e com alta incidência. Reforço o orgulho em sermos pioneiros, em 2010, no Programa Saúde do Homem Rural, que hoje é realizado com sucesso em todo o País”, afirmou.

Acesse os canais de comunicação do Sistema Faesc/Senar:

Posts relacionados

Pronunciamentos sobre educação e saúde dominam a sessão desta quinta-feira (16)

Redação

Renovar Blumenau 2025 chega a 2,5 mil adesões

Redação

Após mais de uma década, Governo do Estado lança concurso público para a Saúde catarinense

Redação
Sair da versão mobile