A festa, que reuniu turistas e moradores, apresentou novidades em 2025. Foi a primeira vez que o evento foi realizado por meio de parceria público-privada, garantindo uma economia de quase R$ 6 milhões aos cofres públicos e permitindo à gestão municipal investir em outros projetos turísticos, como o Mirante do Morro da Cruz.
A edição de 2025 também resgatou o concurso para escolher a realeza da festa, permitindo que, depois de mais de uma década, a Marejada voltasse a ter sua rainha e princesas. A equipe organizadora também trouxe de volta o desfile típico, que tomou as ruas de Itajaí no sábado (18), envolvendo instituições e moradores em uma celebração da cultura local.
Uma vila portuguesa foi o cenário da diversão. Só a entrada já chamava a atenção, onde o visitante era transportado por meio de uma cabine de avião cenográfica, para “aterrissar” na representação dos elementos portugueses.
Foram mais de 100 apresentações musicais e artísticas, valorizando a cultura regional, além de dois grandes shows nacionais, que arrastaram multidões ao Centreventos. O número mais expressivo de público foi no sábado (11), com quase 35 mil visitantes.
Famílias inteiras se divertiram na festa, aproveitando o ambiente seguro, a programação diversa e os espaços pensados para todas as idades, celebração da identidade e da tradição itajaiense.
A auxiliar de serviços gerais Ariane França, trabalhou todas as noites. Ela e os colegas de equipe garantiram um dos mais elogiados serviços da festa, a limpeza e organização.
“Nós trabalhamos bastante, mas tudo valeu a pena para o bem do visitante. Sempre conservando a limpeza dos banheiros, do pavilhão. Com certeza, ano que vem será bem melhor”, enfatiza.
“Eu participei das festas anteriores, e essa está mais organizada, como a limpeza, a decoração. Foi uma grata surpresa”, destaca o empresário Acir Costa.
Uma pesquisa de satisfação apontou a aprovação de 95% dos visitantes em relação à festa.
São números expressivos de comprometimento, transparência e respeito com o dinheiro público, destacou o secretário municipal de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Júnior.
“Foi uma edição histórica. A Marejada se reinventou, mantendo a essência da nossa cultura, mas com inovação na gestão e na programação. A economia gerada com a parceria público-privada nos permite investir em outros projetos turísticos estratégicos para a cidade. Ver famílias inteiras aproveitando cada espaço da Marejada, com segurança, estrutura e alegria, é o maior indicativo de que estamos no caminho certo. A festa voltou a ocupar um lugar de destaque no calendário turístico de Santa Catarina”, afirmou Jansson.
Na cerimônia de encerramento, trabalhadores que fizeram a festa acontecer participaram do brinde, que marcou o fim da edição 2025 da Marejada.
.
“A festa só teve saldos positivos. As pessoas aprovaram esse novo modelo, a parceria público-privada, onde o Município teria que gastar quase R$ 6 milhões. E não foi feito esse investimento. Esse recurso veio do setor privado. Nós estamos muito felizes. A segurança foi outro atrativo da festa. Não teve nenhum incidente. Foi uma festa ordeira, familiar. E ano que vem será muito melhor”, destacou o prefeito de Itajaí, Robison Coelho.
Agora, o Município se prepara para outros grandes eventos, como o show de Natal (apresentado na Marejada), o Réveillon e a temporada de cruzeiros, que colocam Itajaí na rota das atrações turísticas.