Reconhecimento integra as celebrações dos 100 anos e valoriza contribuições significativas para o município
No ano do Centenário de Emancipação Político-Administrativa de Criciúma, o Governo Municipal realizou, nesta terça-feira (18), uma cerimônia de homenagem às instituições e personalidades que se destacam pela contribuição ao desenvolvimento da cidade, à promoção da justiça, à segurança pública e ao fortalecimento das relações sociais.
Durante o evento, o prefeito Vagner Espindola ressaltou a importância simbólica do reconhecimento, especialmente em um ano marcado por realizações históricas e celebrações significativas para o município.
“Em um ano tão especial de conquistas e celebrações, não poderíamos deixar de reconhecer aqueles que dedicam suas vidas à ordem, à justiça e ao bem-estar da população. Homenagear essas entidades e profissionais é eternizar seus legados na história de Criciúma”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Salésio Lima destacou a diversidade das instituições homenageadas, reforçando o papel fundamental de cada uma na construção de uma Criciúma cada vez mais segura, justa e próspera.
“Hoje celebramos as forças de segurança, o Poder Judiciário, entidades empresariais, de representatividade e organizações civis. Cada uma delas é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e por isso recebem, com mérito, a medalha do Centenário”, pontuou.
Agradecimento ao legado institucional
Ao todo, 13 homenagens foram entregues a entidades públicas, privadas e profissionais que atuam diretamente na promoção da justiça, na proteção da população e no fomento às relações socioeconômicas. A honraria celebrou aqueles que constroem, diariamente, um legado de compromisso com o bem comum e com a evolução da sociedade criciumense.
Representando o Poder Judiciário, o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Evandro Volmar Rizzo, agradeceu a homenagem e parabenizou o município pelo formato das celebrações do Centenário.
“Estar aqui nos 100 anos de Criciúma é especial porque também representa um retorno às origens. A história da cidade se entrelaça com a da comarca, instalada há 81 anos. Magistrados e servidores que passaram por Criciúma deixaram marcas fundamentais. Essa homenagem reconhece não apenas meu trabalho, mas o de todos que contribuíram e contribuem para a atuação do Judiciário na região”, declarou o magistrado.
Confira os homenageados:
– Dr. Dermeval Ribeiro Vianna Filho – Procurador da República do Ministério Público Federal;
– Dr. Sergio Renato Domingos – Juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
– Dr. Evandro Volmar Rizzo – Juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina;
– Tenente-coronel Sandi Muris de Medeiros Sartor, representante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) em Criciúma;
– Dr. Tito Lívio de Assis Góes, Presidente do Fórum das Entidades de Criciúma (Forcri);
– Dr. Douglas Roberto Martins – 5ª Promotoria/MPSC (Área da Cidadania e Direitos Fundamentais, Área da Curadoria de Fundações e Terceiro Setor, Área da Execução Penal, Área da Infância e Juventude);
– Dr. Arthur Koerich Inácio – 6ª Promotoria/MPSC (Área da Execução Penal, Área da Ordem Tributária, Área da Ordem Tributária – Regional);
– Dra. Diana da Costa Chierighini – 9ª Promotoria/MPSC (Área da Execução Penal, Área do Meio Ambiente, Área do Meio Ambiente – Regional);
– Dr. Marcus Vinícius de Faria Ribeiro – 11ª Promotoria/MPSC (Área Criminal, Área Criminal – Tribunal do Júri, Área da Execução Penal, Cartas de ordem e precatórias);
– Dr. Samuel Naspolini – 12ª Promotoria/MPSC (Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher);
– Dr. Moacyr Jardim de Menezes Neto, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Criciúma;
– Franke Hobold, Presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic);
– Moacir Dagostin, Presidente do Observatório Social de Criciúma.


