Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Ministério Público de Santa Catarina está de portas abertas para a sociedade

Qualquer instituição pública ou privada pode agendar uma visita para conhecer o Ministério Público. Trata-se do projeto Conhecendo a Instituição, em que os visitantes são recebidos por um Promotor ou Procurador de Justiça, que explica o papel e o funcionamento do MP.
mpscCom olhos atentos e dispostos a ouvir, 19 Vereadores Mirins da Câmara de Biguaçu entenderam a atuação do Promotor de Justiça e fizeram um passeio pela sede da Procuradoria-Geral de Justiça. Como eles, outras instituições do Estado também podem conhecer o MPSC. Basta enviar um e-mail ao eventos@mpsc.mp.br com 30 dias de antecedência solicitando o agendamento. Só neste ano, o MPSC recebeu a visita de três instituições, num total de 150 pessoas.

As visitas fazem parte do Projeto “Conhecendo a Instituição”, que procura integrar o MPSC e a comunidade. O objetivo do projeto é mostrar o papel do MPSC na defesa da sociedade, na fiscalização da lei e na proteção da democracia.

Os vereadores mirins, com idades entre 12 e 15 anos, estiveram na sede do MPSC na tarde de quarta-feira (2/9) e foram recebidos pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Fábio de Souza Trajano, que explicou a atuação do Promotor de Justiça.

Com a pergunta “Vocês sabem o que é o Ministério Público de Santa Catarina?”, a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Promotora de Justiça Vanessa Wendhausen Cavallazzi, começou a apresentação. Os “vereadores” deram diversos palpites para acertar a resposta. Uns disseram, por exemplo, que a instituição era formada por juízes, outros que o MPSC defendia o público.

A partir das respostas, a Diretora do CEAF foi explicando a importância do Promotor de Justiça como parceiro da sociedade. “O Ministério Público é a casa da cidadania”, frisou Vanessa, instigando os pequenos vereadores a falarem dos problemas que eles vivenciam na região. “O que vocês relataram aqui pode ser levado ao Promotor de Justiça. Aproveitem que são “vereadores” da cidade para representar a sociedade”.

Foto: MPSC, arquivo, divulgação

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile