Blog do Prisco
Destaques

Ministro do Desenvolvimento Regional confirma agenda em SC

A convite do deputado Peninha, que coordena a bancada federal, Gustavo Canuto fará vistoria nas barragens de contenção do Alto Vale do Itajaí 

O coordenador da bancada catarinense em Brasília, deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB), recebe em Santa Catarina o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, no dia 06 de setembro. Ele deve sobrevoar as três barragens do Alto Vale do Itajaí: Sul em Ituporanga, Oeste em Taió, e a Norte em José Boiteux, que é a maior estrutura de contenção de cheias do país.

“Nós temos uma grande preocupação com essa barragem. A represa fica dentro de uma área de reserva indígena, e em junho de 2014, durante uma enchente, houve depredação no sistema de fechamento de comportas. Hoje, se houver a necessidade de operação, é preciso fazer o uso de um caminhão hidráulico. Imagine só, ela tem a capacidade de reter 357 milhões de metros cúbicos de água, é uma ferramenta indispensável para a prevenção de cheias em várias cidades do Vale do Itajaí”, explica o coordenador.

A intenção do parlamentar é aproveitar a oportunidade para sensibilizar o Ministro da necessidade de reparos urgentes, já que a barragem Norte é uma das três responsáveis pelo controle do fluxo das águas no Rio Itajaí-Açú, evitando as enchentes periódicas que assolam a região. Canuto comanda um dos maiores orçamentos da Esplanada. A pasta dirigida por ele é a fusão de dois importantes ministérios: Cidades e Integração Nacional.

Depois de conhecer a estrutura em José Boiteux, Canuto participará do encontro do Fórum Parlamentar Catarinense (FPC) na cidade de Ibirama. Na oportunidade, serão discutidos programas habitacionais do Governo Federal para as zonas urbana e rural, além da possibilidade de investimentos em infraestrutura com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional.

ESTRUTURA DAS BARRAGENS:

Barragem Oeste, em Taió:

Local: Rio Itajaí d’Oeste

Altura do vertedouro: 25 metros

Número de comportas: 07

Capacidade: 100 milhões de metros cúbicos

Barragem Sul, em Ituporanga:

Local: Rio Itajaí do Sul

Número de comportas: 05

Capacidade: 110 milhões de metros cúbicos

Barragem Norte, em José Boiteux:

Local: Rio Hercílio

Número de comportas: 02

Capacidade: 357 milhões de metros cúbicos

 

 

Posts relacionados

Indústria de SC tem saldo positivo de 809 novos empregos em setembro

Redação

Eles não se emendam. Nunca

Redação

MDB do Vale do Itajaí tem pré-candidato a deputado federal

Redação
Sair da versão mobile