Blog do Prisco
Destaques

Ministro do STF diz que pretende resolver questão das 12 milhas antes do recesso

O deputado Felipe Estevão, presidente da Comissão de Aquicultura e Pesca da Assembleia Legislativa, participou de audiência, no fim da tarde desta terça-feira, 10, com o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal.

Na pauta, a famigerada lei gaúcha das 12 milhas, que feriu de morte a pesca de arrasto de Santa Catarina, sobretudo a do camarão, pois a esta distância da costa do Rio Grande do Sul é praticamente impossível capturar o molusco. Mello é o relator da Adin que pretende anular a lei estadual do estado vizinho.

O magistrado afirmou aos presentes que pretende tomar uma decisão ainda este ano, antes do recesso do Poder Judiciário.

“Passamos o ano todo nessa luta e agora chegamos ao momento decisivo, no STF. Estamos esperançosos de que o ministro tenha se sensibilizado, são muitos empregos, vidas e sonhos envolvidos,” projetou o deputado logo depois da audiência no Supremo.

Além de Estevão, participam da agenda o senador Jorginho Mello, o deputado federal Daniel Freitas, o deputado paranaense Nishimori e o presidente do Sindipi, com sede em Itajaí, José Neves (foto – o ministro Celso de Mello não costuma posar para fotos em audiências sobre ações em que está diretamente envolvido).

 

Lei gaúcha atinge em cheio pesca de SC

A chamada lei das 12 milhas é a Lei 15.233, do Estado do Rio Grande do Sul. A legislação foi aprovada pela Assembleia gaúcha em 2018 e entrou em vigor em 2019.

Ela amplia de 3 para 12 milhas a faixa oceânica onde é proibida a pesca de arrasto no litoral gaúcho para barcos oriundos de outros estados. A medida, elaborada ainda na gestão anterior do governo do Rio Grande do Sul, fere de morte pescadores de Santa Catarina, que tradicionalmente buscam pescado, notadamente o camarão, em mares gaúchos.

 

 

 

Posts relacionados

Amin fala em usurpação descarada e autoblindagem em relação a decisão de Gilmar Mendes sobre impeachment

Redação

Defesa da independência do Judiciário marca abertura de encontro nacional promovido pelo CNJ em Florianópolis 

Redação

Ministro Edson Fachin realiza reunião de trabalho no TJSC com 24 presidentes de tribunais

Redação
Sair da versão mobile