Blog do Prisco
Manchete

Minoria aciona TCU para apurar omissão do MEC sobre dados da alfabetização

A Minoria da Câmara dos Deputados protocolou um Requerimento de Informação cobrando explicações do Ministério da Educação (MEC) sobre a falta de transparência e a omissão dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que avalia a alfabetização. Além disso, foi protocolada uma Representação no Tribunal de Contas da União (TCU) exigindo a imediata divulgação dos dados e a apuração da omissão, bem como a responsabilização dos gestores públicos envolvidos na decisão de reter informações cruciais para o país.

“O que o governo tem a esconder? Se a alfabetização realmente melhorou, como insistem em dizer, por que não mostram os números? O governo de Lula segue demonstrando sua falta de transparência ao não divulgar os dados e dificultar a avaliação da realidade educacional. Pela segunda vez consecutiva, o MEC decide engavetar dados fundamentais sobre o desempenho das crianças brasileiras no 2º ano do ensino fundamental”, destacou a líder da Minoria, Carol De Toni.

A Minoria exige:

A publicação imediata dos dados e microdados do SAEB 2023 sobre o 2º ano do ensino fundamental;

A apuração da omissão e investigação dos responsáveis pela decisão de esconder as informações;

A responsabilização dos gestores públicos pela atitude que compromete a transparência e prejudica a avaliação das políticas públicas.

“Lula costumava inventar dados sobre o Brasil para outros países. Agora, ele acha que pode esconder a verdade sobre a educação e contar a lorota que quiser. Mas nós, da Minoria, não vamos permitir que ele continue enganando a população”, completou Carol.

A transparência dos dados educacionais é essencial para avaliar o impacto das políticas públicas e fortalecer as estratégias de alfabetização, que devem ser baseadas em dados reais e confiáveis. Sem eles, não há como avançar na melhoria da educação no Brasil.

foto>Divulgação

Posts relacionados

3ª Jornada de Lideranças reúne gestores da educação das Redes Municipal, Estadual e Privada de Ensino

Redação

Educação de Criciúma se prepara para as provas do Saeb 2025

Redação

Secretaria de Educação lança política de formação continuada de professores

Redação
Sair da versão mobile