Manchete

Moro chama deputado Peninha para discutir a PEC da Legítima Defesa

Proposta do deputado catarinense institui na Constituição o direito de o cidadão usar arma de fogo em legítima defesa 

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, convocou o deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB) para uma conversa sobre a PEC 100, que insere na Constituição o direito de o cidadão usar arma de fogo em legítima defesa. A ideia é acrescentar ao texto – de autoria do catarinense – excludente de ilicitude para ações policiais.

“Foi uma conversa muito produtiva, até porque o texto é muito claro: garantir o direito de defesa. Se alguém entra na minha casa, eu preciso ter a segurança constitucional que não serei julgado por exercer este direito. Vejo uma série de casos em que a pessoa atirou no bandido dentro do seu lar, que deveria ser inviolável, com uma arma devidamente registrada, e depois precisa responder na justiça. Isso é um absurdo”, explicou Peninha.

A equipe técnica do Ministro irá avaliar o texto da PEC, justamente para abrigar pontos que constavam do Pacote Anticrime apresentado por Moro. A proposta tramita na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados e está na pauta da CCJ desta terça-feira, dia 03, com parecer favorável do relator, deputado Pedro Lupion (DEM/PR). Lupion e o presidente da Comissão, deputado Felipe Francischini (PSL/PR), participaram do encontro no Ministério da Justiça.

Posts relacionados

Senador Esperidião Amin recebe Título de Cidadão Honorário de Joinville

Redação

Moro ou Eduardo Leite precisam confessar que votaram em Bolsonaro para terem chances, diz cientista político

Redação

Doria e Moro vão conversar na semana que vem

Redação
Sair da versão mobile