Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Municipalistas catarinenses avaliam XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Após quatro dias em Brasília, entre 15 e 18 de maio, para participarem do maior evento municipalista do Brasil, lideranças catarinenses avaliam a importância da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Para a maioria dos participantes foi um evento importante para mostrar a força do municipalismo brasileiro. É o que destaca a presidente da Federação Catarinense dos Municípios – FECAM, Adeliana Dal Pont, prefeita de São José. Segundo ela, foi um movimento bastante positivo, que contou com a enorme participação dos gestores municipais. “Com expressiva delegação de Santa Catarina e com união mostramos nossa força e esperamos que isso se reverta em aprovação de leis em benefício dos municípios e por consequência dos cidadãos”, destaca.

A opinião sobre o evento é compartilhada pelos presidentes da Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS), Juliano Duarte Campos, prefeito de Governador Celso Ramos; da Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (AMUNESC), Julio Ronconi, prefeito de Rio Negrinho; e da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), José Luiz Colombi, prefeito de Botuverá.

No quinto ano de mandato, Campos participou da quinta Marcha consecutiva e disse que a deste ano “foi um momento ímpar. Mostramos a força do municipalismo”. De acordo o presidente da GRANFPOLIS, os prefeitos e prefeitas devem continuar atentos a pauta do Congresso Nacional e mobilizando seus representantes na Câmara e Senado para assegurar a aprovação das pautas municipalistas. 

Nos primeiros meses do primeiro mandato, Ronconi destaca que a Marcha foi muito importante. “Foram dias fundamentais para termos acessos a novas tecnologias e para trocar experiências de casos de sucesso do Brasil inteiro”, avalia o presidente da AMUNESC.  Colombi acredita que a mobilização municipalista serviu para sensibilizar o Executivo federal e o Congresso Nacional. “Temos que ficar unidos porque na atual situação que se encontra o país temos que lutar para que sejam feitas mudanças em favor dos municípios, que é onde tudo acontece, onde vivem as pessoas”, finaliza o presidente da AMMVI.

 

Confira o balanço sobre o evento 

Posts relacionados

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação

Evento na Suíça fortalece Santa Catarina como plataforma internacional de inovação e negócios

Redação
Sair da versão mobile