Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Natalino: greve no magistério perto do fim

O deputado Natalino Lázare (PR, segundo da D para a E), integrante da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa, participou de uma reunião com o secretário de estado da Educação, Eduardo Deschamps, para tratar da greve do magistério. O encontro, que terminou no fim da tarde desta segunda-feira (1º), contribui para o avanço nas negociações e, consequentemente, para auxiliar no fim da greve. Participaram do encontro também os deputados Valdir Cobalchini (PMDB), presidente, e a vice-presidente da comissão, deputada Luciane Carminatti (PT).

Na última semana, os parlamentares reivindicaram ao governo a retomada das negociações com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-SC). “Deschamps se comprometeu em receber o sindicato já na próxima segunda-feira (08) e assumiu o compromisso de acatar a pauta proposta pelo Sinte em documento entregue no dia 28 de abril (ofício 052/2015) e também de iniciar a negociação das cláusulas econômicas”, afirma Luciane.

No documento, o sindicato solicitava o abono das faltas dos professores grevistas, a revogação do decreto 3593/2010, que impede a progressão salarial dos trabalhadores, o reajuste de 13,01% retroativo a janeiro e o prazo para cumprimento dos acordos. “Há um aceno do governo no abono das faltas de 2012 a 2014, em rever o decreto da progressão salarial e de pagamento dos dias parados em 2015, quando o calendário de reposição for apresentado. Já a reposição salarial será ponto do primeiro encontro da mesa de negociação.

Natalino avaliou que o movimento grevista deve ser encerrado em breve diante da disposição dos dois lados em negociar e voltar ao debate de tantos pontos que devem ser analisados acerca desta categoria. O deputado voltou a defender um maior diálogo com os gerentes regionais de educação, para que repassem aos professores a atual situação em que se encontram as negociações.  Os deputados estão contribuindo com a reabertura de diálogo entre a categoria e o governo, atendendo ao pedido feito pelo sindicato no dia 21 de maio (ofício 064/2015).

Foto: divulgação

Posts relacionados

Visita do deputado italiano Fabio Porta a Florianópolis reforça negócios com a Itália

Redação

Apesar de 59,2 mil novas vagas em 2025, emprego mostra sinais de desaceleração em SC

Redação

Polícia Civil de Santa Catarina inaugura laboratório de análise de dados

Redação
Sair da versão mobile