Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Nova direção do PT-SC toma posse nesta quarta

A cerimônia de posse da nova direção do Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT/SC) acontece nesta quarta-feira (14). O partido será comandado pelo deputado federal Décio Lima, que foi eleito durante o 6º Congresso Estadual do PTSC, que aconteceu em maio deste ano. O ato de posse acontece na FECESC, em Florianópolis, às 19h. O evento contará com a presença de lideranças do partido, de movimentos sociais e sindicais, lideranças de partidos de esquerda, além dos deputados e deputadas estaduais e federais do PT/SC.

Com a missão de renovar o partido, Décio Lima foi eleito com 65% dos votos no 6º Congresso Estadual do PT/SC – Janeth Anne, que aconteceu nos dias 6 e 7 de maio, deste ano, em Lages – SC.

Décio afirma que mostrará na prática como sua base sempre o reconheceu, ao longo de nove eleições que disputou. “Jamais vou abdicar da horizontalidade, da presença de todas as forças e de todos os pensamentos. Jamais teremos hegemonias neste processo, não há verdades absolutas, o que há é um encorajamento que nós precisamos ter para construir os caminhos que estão colocados na sociedade para o nosso país diante dessa pauta do subdesenvolvimento que está corroendo as conquistas e os legados do povo brasileiro. Está sobrando pouca coisa para se retirar do povo trabalhador”, conta.

O então presidente do PT/SC, que passará o bastão para Décio, Claudio Vignatti, ressalta que foi um imenso desafio ser o presidente estadual do maior partido de esquerda do país, encarando uma das maiores, senão a maior crise política da história do Brasil e do partido. ”Nas turbulências é que crescemos e nos fortalecemos politicamente como partido e como a única alternativa de esquerda com força para defender os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”, aponta.

Décio Lima e Cláudio Vignatti

Perfil – Deputado Federal Décio Lima e presidente do PT/SC

Décio Nery de Lima, Deputado Federal por Santa Catarina, é formado em Estudos Sociais e Direito pela Universidade do Vale do Itajaí. Começou sua vida pública no movimento estudantil. Foi vice-presidente do Diretório Acadêmico de Filosofia, presidente do Diretório Acadêmico de Direito e presidente da União Catarinense dos Estudantes. Na profissão, advogou para diversos sindicatos em Santa Catarina.

Foi vereador e prefeito de Blumenau por dois mandatos (1997 – 2004), dando início a um novo ciclo de desenvolvimento na cidade. Na administração obteve êxito em programas de inclusão social combinados com o maior conjunto de obras de modernização urbana que o município conheceu. Sua gestão foi reconhecida com diversas premiações nacionais e internacionais, concluindo o mandato com elevada aprovação e popularidade.

Entre 2005 e 2006, foi Superintendente do Porto de Itajaí e responsável pela captação do maior volume de investimentos em toda sua centenária história, assegurando a geração de emprego, renda e desenvolvimento da economia catarinense.

Eleito deputado federal por Santa Catarina em 2006, conduziu de forma republicana o diálogo entre os Prefeitos de Santa Catarina e o Governo Federal, obtendo diversos êxitos e conquistas na área de infraestrutura para as cidades catarinenses.

Em 2013, Décio Lima presidiu a mais importante comissão na Câmara Federal, a comissão de constituição e justiça, tornando-se o primeiro catarinense a presidir a CCJC. Nela construiu uma pauta horizontal aprovando projetos de interesse nacional como o fim do voto secreto na Câmara Federal, penas mais duras para crimes contra crianças e adolescentes, projetos que asseguram e ampliam direitos sociais e trabalhistas.

Atualmente, em seu terceiro mandato como deputado federal, Décio Lima assumiu a liderança da Oposição no Congresso Nacional, onde tem se destacado por defender pautas de interesses dos trabalhadores, aposentados e população com baixa renda. Nos últimos anos, com a instabilidade política em nosso país, Décio se tornou referência nacional na luta pela garantia do Estado Democrático de Direito e a defesa intransigente da Democracia.

 

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação
Sair da versão mobile