Destaques

Nova diretoria da Fampesc toma posse e anuncia planos para gestão 2025-2027

No ano de seu 40º aniversário, a Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Fampesc) empossou sua nova diretoria no dia 14/2, na sede da Ampe Blumenau. A ex-presidente Rosi Dedekind transmitiu o cargo para Pedro Gilmar Fank, que ocupou a vice-presidência da entidade nos últimos dois anos e foi presidente da Ampe Blumenau entre 2020 e 2022. O evento contou com o apoio do Sebrae e da Celesc.

 Eleita no dia 7 de dezembro de 2024, a gestão 2025-2027 é composta ainda por Douglas José Junkes (1º vice-presidente), Neimar Zapalai (2º vice-presidente), Patricia Furlan Hille (diretora administrativa), Paulo Renato Oliveira Santos (diretor financeiro), Carlos Alberto Grão Velloso (diretor de comunicação). Durante o evento, foi anunciado que a Fampesc terá sua sede na Ampe Blumenau, em um espaço cedido pela associação.

Também foram empossados os integrantes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal. Em sua primeira reunião, no mesmo dia da posse, o Conselho Deliberativo elegeu Rosi Dedekind para a presidência do órgão, que é composto por representantes das associações do Sistema Fampesc, pelos três últimos presidentes, além de integrantes do Sebrae e do governo do estado. 

 “Nos últimos cinco anos a Fampesc ajudou os empresários a enfrentar momentos difíceis, como a pandemia”, recordou Rosi Dedekind. “Já nas primeiras semanas, ao lado do então senador Jorginho Mello, ajudamos a criar o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Pronampe Nacional, que foi essencial para avançarmos na questão do crédito, essencial para a superação da crise”, ressaltou. 

 Também em parceria com a Fampesc, mas agora como governador, Jorginho Mello criou o Pronampe Estadual e o Pronampe Mulher. “Para nossa alegria, o governo estadual lançou o Pronampe 2025, que com mais de R$ 500 milhões disponíveis é uma injeção de ânimo para o grande empresário de micro e pequena empresa”, comemorou Rosi Dedekind.

 

CONTINUIDADE

 

“Vamos dar continuidade às ações que a Fampesc desenvolve há 40 anos, lembrando que o movimento de associativismo das micro e pequenas empresas iniciou em março de 1984, exatamente aqui em Blumenau. Logo outros municípios de Santa Catarina e do país aderiram a essa organização fundamental para o segmento. Somos, portanto, pioneiros em nível nacional”, enfatizou Pedro Gilmar Fank. 

 O novo presidente da Fampesc disse que “a entidade, em parceria com o Sebrae, irá atuar fortemente junto às associações empresariais para o fortalecimento dos núcleos setoriais, na gestão empresarial com capacitação de lideranças, nas áreas de vendas e RH, além de realizar consultorias, objetivando o aumento da produtividade das empresas e da melhoria das equipes de trabalho”. O maior acesso ao mercado através de intercâmbios e missões empresariais também está entre as metas da nova gestão. 

 “Santa Catarina é um Estado muito dinâmico, com muita diversidade na sua economia, tendo desde as micro e pequenas empresas até as grandes indústrias e redes de atacado e varejo, com todas elas atuando conjuntamente. As pequenas empresas precisam e dependem das grandes, da mesma forma as grandes empresas dependem e precisam das pequenas, com fornecimento de produtos, serviços, conhecimento e tecnologia”, observou Pedro Gilmar Fank. “A questão para os grandes empresários e empresárias de micro e pequenas empresas não é empreender, mas sim estar sozinho. Por isso, é para ficarmos mais fortes, é fundamental estar associado a uma Ampe”, concluiu.

 De acordo com dados da Junta Comercial (Jucesc), Santa Catarina tem no momento 1.499.827 empresas ativas, sendo que 91,96% delas estão enquadradas na condição de Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte. Conforme levantamento do Sebrae, os respondem por 42% do PIB do Estado. Os MEIs, micro e pequenas empresas, geram 49% dos empregos formais. 

 

SOBRE O NOVO PRESIDENTE  

 

Pedro Gilmar Fank é bacharel em Ciências Econômicas e em Ciências Contábeis, contador e sócio-administrador da MJ Fank Assessoria Contabil Ltda. Integrante por mais de 30 anos na diretoria da Associação dos Itapiranguenses em Blumenau – ASSIBLU, foi presidente na gestão de 2017/2018. Foi diretor no Sescon Blumenau e fez parte da diretoria da Ampe Blumenau desde 2015, sendo presidente na gestão 2020/2022.

Entre 2019 e 2022, foi vice-presidente da Conampe (Região Sul), onde é o atual diretor de Associativismo e Empreendedorismo. Integra o Comitê Gestor do Simples Nacional em 2025, função exercida também em 2023. Na Fampesc, foi vice-presidente na gestão 2023-2024.

Posts relacionados

Blumenau é destaque entre as cidades mais mencionadas nas redes sociais em 2025

Redação

Blumenau é a terceira cidade de SC que mais gerou empregos no primeiro trimestre de 2025

Redação

Blumenau assina carta de intenção para ser cidade irmã de Colônia, na Alemanha

Redação
Sair da versão mobile